Banca de Defesa: ANTONIO JOSÉ RAMOS FILHO

DISCENTE: ANTONIO JOSÉ RAMOS FILHO
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: A ciência e a tecnologia nos itinerários formativos do novo ensino médio no Maranhão em um estudo de caso
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de ciências. Referenciais Curriculares. Novo Ensino Médio. CTS. BNCC.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Na perspectiva de que o ensino de ciências na abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) estimule reflexões que contribuam para a formação de cidadãos cientes das interferências que a Ciência e a Tecnologia exercem em várias dimensões da sociedade, este estudo questiona que concepções de Ciência e de Tecnologia são desenvolvidas nas escolas estaduais maranhenses. Inserido no contexto da atual Reforma do Ensino Médio, este estudo teve como objetivo analisar aspectos da abordagem CTS durante a implementação dos Itinerários Formativos ligados à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em duas escolas da rede estadual maranhense, situadas no município de São Luís. O estudo foi norteado pela questão: Como a Ciência e a Tecnologia têm sido abordadas no ensino de ciências a partir dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio maranhense? A fim de encontrar respostas para a questão, buscou-se compreender a proposta nacional para a formulação dos Itinerários Formativos nos Referenciais Curriculares para a elaboração dos itinerários de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a proposta local de Itinerários Formativos para o estado do Maranhão apresentada no Documento Curricular do Território Maranhense - Ensino Médio. Posteriormente, analisouse o discurso de seis professores da rede estadual em São Luís, sobre a implementação dos Itinerários Formativos relacionados às Ciências da Natureza e sobre a abordagem de Ciência e Tecnologia nesses itinerários. Os discursos dos docentes, obtidos a partir de entrevistas, foram tratados com base em aportes teóricos e metodológicos da Análise de Discurso francesa, desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi. O resultado das análises mostra que o ensino de ciências nos Itinerários Formativos do currículo maranhense se encaminha na direção de uma formação científica e tecnológica fragmentada, superficial e tecnicista, em que a Ciência e a Tecnologia são abordadas em uma visão ingênua, reducionista e acrítica, distanciando-se dos princípios da educação CTS.
Interno - 2236371 - CAROLINA PEREIRA ARANHA
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA