Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: VERA LÚCIA GONÇALVES PIRES DATA: 29/04/2024 HORA: 17:00 LOCAL: Labmat (DEMAT) - CCET TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS: O USO DE INDICADORES DE AVALIAÇÕES EXTERNAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MA PALAVRAS-CHAVES: Formação Continuada de Professores que ensinam Matemática. Avaliação externa. Uso pedagógico de indicadores. Tomada de decisão. Avaliação Formativa. PÁGINAS: 140 GRANDE ÁREA: Multidisciplinar ÁREA: Ensino RESUMO: Este estudo é resultado da pesquisa que cujo objetivo principal é analisar a relação entre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e o uso pedagógico de indicadores educacionais fornecidos pelas avaliações externas em larga escala, tendo em vista a garantia do direito de aprender dos estudantes público-alvo dessa etapa de ensino em uma escola da Rede Pública Municipal de ensino de São Luís/Maranhão. Nessa perspectiva, compreende-se que a pesquisa é um processo de estudo que consiste, na organização disciplinada e metódica de saberes sobre um fenômeno, um problema, uma realidade que instiga e inquieta o pesquisador. No que se refere, a coleta de dados e as análises, envolvendo a equipe gestora e os docentes que ensinam Matemáticas nos anos iniciais foi utilizada a metodologia quali-quantitativa. Desse modo, para melhor retratação da realidade estudada, foi realizada a pesquisa na modalidade de Estudo de Caso. Para a categorização dos dados da pesquisa fez-se uso da sistemática da Análise de Conteúdo. MEMBROS DA BANCA: Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA Presidente - 2197015 - DOMICIO MAGALHAES MACIEL Interno - 617.016.883-87 - WALERIA DE JESUS BARBOSA SOARES