Banca de Qualificação : ANDRE FELIPE MOREIRA REIS

DISCENTE: ANDRE FELIPE MOREIRA REIS
DATA: 06/05/2024
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: TEMÁTICA VACINAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO MÉDIO: OLHARES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Saúde; Livros Didáticos; Ensino Médio; Ciências da Natureza; Vacinação.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: As vacinas desempenham um papel fundamental na prevenção da propagação de doenças, protegendo as pessoas contra infecções graves, hospitalizações e mortes. Assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar a temática vacinas em livros didáticos de Ciências da Natureza para o Ensino Médio no contexto da Educação em Saúde. A metodologia de pesquisa utilizada é de abordagem qualitativa com tipologia documental. O material escolhido para a realização da análise documental, através do referencial da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, é uma coleção de seis livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio, versão digital do professor, distribuído pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático no ano de 2021. Foram utilizadas categorias a priori na identificação dos trechos referentes a vacinas e a vacinação e também das palavras-chave “vacina” e “vacinação” como critérios de inclusão das informações para análise. Como resultados, foram identificados 54 trechos na coleção, sendo 29 trechos da categoria biomédica, 14 trechos da categoria comportamental e 11 trechos da categoria socioecológica. Dentro dos trechos identificados encontram- se 7 representações gráficas de vacinas acompanhadas de suas descrições em forma de texto. Foram encontradas representações gráficas dos tipos Ilustração, Diagrama Visual e Representações Quantitativas, não havendo representações gráficas do tipo Diagrama Verbal sobre vacinas. Os tipos de vacinas encontrados na coleção foram: HPV, meningite, COVID-19, hepatite B, poliomielite, febre amarela, sarampo, influenza, raiva, além de vacinas em desenvolvimento como as vacinas gênicas contra câncer e HIV. Por fim, destaca-se que, apesar da maior ocorrência de trechos identificados na categoria biomédica, há uma articulação entre as abordagens comportamental e socioecológica e os conhecimentos conceituais do produto vacina, a importância da vacinação e também dos serviços de saúde e institutos de pesquisas relacionados com as vacinas.
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES