Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de Qualificação: GABRIEL FELIPE SERRA DE SOUSA

2024-05-01 17:28:52.267

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL FELIPE SERRA DE SOUSA
DATA: 14/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Jogos Digitais do Museu Game Ciência: um olhar no passado para divulgação científica no presente
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências. Discurso pedagógico. Jogos digitais. Museu. Pesquisa documental.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação revolucionaram as relações sociais, a produção e o compartilhamento de conteúdos em contextos formais e não-formais de ensino. Como ambiente não-formal de educação, o Museu Game Ciência tem se destacado em pesquisas e abordagens que problematizam as perspectivas socioculturais dos jogos para além do entretenimento. Desse modo, esta investigação teve como objetivo geral analisar por meio do Discurso Pedagógico como os conteúdos explorados nos jogos digitais catalogados para o Museu Game Ciência são contextualizados, traduzidos e transmitidos, a fim de proporcionar uma divulgação científica ética e plural. O trabalho é de natureza qualitativa, do tipo documental, seguindo as etapas de análise de conteúdo e utilizando os pressupostos da Teoria do Discurso Pedagógico. Parcialmente, apresenta as análises do jogo Rex Ronan: Experimental Surgeon, cujo tem um design mais elaborado que os seus antecessores, porém, ainda são perceptíveis algumas falhas. O enredo centraliza a discussão do tabagismo nos personagens do cirurgião Rex Ronan, responsável por tentar salvar a vida do seu paciente, chamado Jake Westboro, dos malefícios do tabaco. Para o discurso pedagógico do conteúdo, o código é elaborado, a classificação e o enquadramento forte, o que gera uma pedagogia visível por haver uma demarcação disciplinar do tema para os aspectos biomédicos, esvaziando informações socioculturais e privilegiando discursos e saberes da classe dominante. Sendo assim, mesmo com fragilidades em seu design, o jogo tem potencialidade para problematização no ensino de ciências, desde que os mediadores e professores revejam as abordagens e propiciem a contextualização das perspectivas históricas e socioculturais da sua fabricação e jogabilidade.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2236371 - CAROLINA PEREIRA ARANHA
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Externo à Instituição - LYNN ROSALINA GAMA ALVES - UFBA

fim do conteúdo