Banca de Qualificação: JORDANIA ARAUJO DE MENESES RIBEIRO

DISCENTE: JORDANIA ARAUJO DE MENESES RIBEIRO
DATA: 10/05/2024
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: O MUSEU GAME CIÊNCIA E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A PARTIR DO OLHAR DO VISITANTE
PALAVRAS-CHAVES: Atividade museológica interativa. Espaço não formal. Aprendizagem em museus. Experiência do visitante.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Museus de ciências são considerados importantes fontes de conhecimento, uma vez que, contribuem significativamente para a cultura científica, educação formal e não formal em ciências, e por meio de suas exposições proporcionam ao visitante a vivência de experiências que despertam a curiosidade e o interesse sobre os temas ali desenvolvidos. Por esse motivo, a presente pesquisa centrou-se em investigar os efeitos da divulgação científica a partir da interação dos visitantes com as atividades museológicas do Museu Game Ciência. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa de tipologia estudo de caso, em que a coleta dos dados seguiu amparada por etapas que envolveram a gravação das vistas, categorização e análise. Para a fundamentação da análise foram desenvolvidas categorias firmadas em um protocolo de estudos de públicos em museus de ciências e a vertente sociocultural com a Teoria da Ação Mediada de James Wertsch. A partir da análise do material, surgiram duas categorias: tipos de interação e conversações. Em face dessa organização, os resultados parciais da pesquisa foram discutidos de acordo com os tipos de interação observados e o conteúdo das conversas sobre o viés da Teoria da Ação Mediada de James Wertsch, nos permitindo analisar as interações dos visitantes sob um enfoque sociocultural da aprendizagem. Em nossos resultados parciais, observamos que as experiências dos visitantes evidenciam as contribuições desses espaços para a educação em ciências e destacam como a aprendizagem pode ocorrer por meio da interação e colaboração durante a visita. As opiniões dos visitantes sobre a experiência no museu instigam uma reflexão sobre a relevância desses ambientes para a educação não formal em ciências, assim como para a integração dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de ciências. As interações evidenciam que a atividade museológica cumpre o objetivo de fomentar discussões, demonstrando que o processo de aprendizagem em ambientes não formais de ensino está em constante construção. Ressaltamos, ainda, a importância da internalização dos conteúdos abordados no contexto escolar e de como podem ser ressignificados em outro contexto. Nossa pesquisa reitera que os museus de ciências desempenham um papel significativo no ensino de ciências ao promover experiências educacionais, estimular discussões variadas sobre temas científicos e tecnológicos, e ainda cultivar o entusiasmo, o interesse e a motivação dos adolescentes em relação à ciência.
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA