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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIVANA VALÉRIA ROSA SIQUEIRA

2017-06-08 15:07:43.465

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIVANA VALÉRIA ROSA SIQUEIRA
DATA: 28/06/2017
HORA: 09:00
LOCAL: SALA E-101, CCSo
TÍTULO: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA SOB A PERSPECTIVA DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Língua Portuguesa. Linguística Textual. EJA
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: RESUMO A sociedade atual exige cidadãos competentes na leitura e na escrita, aptos a resolver problemas com autonomia de forma ativa. Para isso, faz-se necessário o domínio da linguagem, pois é por meio dela que o homem se comunica, expressa suas ideias, defendo pontos de vista. Enquanto isso, o ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) continua centrado em regras gramaticais desvinculadas da prática e análises de frases soltas. Assim, é necessário proporcionar aos alunos da EJA um ensino voltado para o texto, para o uso prático da linguagem. Este estudo procura fazer uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na EJA e propõe uma prática pedagógica centrada na aprendizagem significativa à luz dos pressupostos da Linguística Textual, doravante LT. Esta proposta está fundamentada nos estudos de Ingedore Koch, Luiz Antônio Marcuschi, entre outros estudiosos no assunto. O ensino de língua materna na perspectiva da LT volta-se para a construção de sentidos por meio dos textos, pois, dele provém a descrição da estrutura e funcionamento da língua. O texto é o resultado das operações que controlam e regulam as unidades morfológicas, as sentenças e os sentidos durante o emprego do sistema linguístico em uma ocorrência comunicativa. O ensino por meio dos textos, em seus mais variados gêneros, pode proporcionar essa interação e a construção de uma aprendizagem significativa da língua pelos alunos. Desse modo, faz-se necessária uma mudança de prática no ensino de Língua Portuguesa na EJA a fim de proporcionar que os jovens e adultos sejam também sujeitos de seu aprendizado, desenvolvam competências sociais próximas de sua realidade linguística, possibilitando uma formação integral e efetiva como requisita a sociedade. Nesse sentido, a partir das necessidades identificadas no campo de pesquisa, a Escola Municipal Alto do Turu de São José de Ribamar-MA, objetiva-se construir um produto de caráter interventivo e metodológico sobre o ensino da língua materna em uma sala de aula de 7ª/8ª da EJA, baseado em atividades intermediadas pelo trabalho com textos, fundamentadas na descrição dos fenômenos linguísticos relacionados à construção dos sentidos e dos elementos envolvidos na produção dos textos. Palavras-chave: Ensino. Língua Portuguesa. Linguística Textual. EJA
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3194478 - JOSE DE RIBAMAR MENDES BEZERRA
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Externo ao Programa - 406581 - SONIA MARIA CORREA PEREIRA MUGSCHL

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