Banca de QUALIFICAÇÃO: BENEDITA DOS SANTOS AZEVEDO FRAZÃO

DISCENTE: BENEDITA DOS SANTOS AZEVEDO FRAZÃO
DATA: 24/07/2017
LOCAL: Sala E 201, CCSo
TÍTULO: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA ENTRE O 2º E 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Articulação pedagógica. Ensino Fundamental
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Apresenta-se neste trabalho o resultado de uma investigação sobre a articulação pedagógica exercida na disciplina de História entre o 2º e 3º ciclo do Ensino Fundamental da U.E.B Monsenhor Frederico Chaves, São Luís – Ma. Tendo como objetivo geral avaliar os impactos dessa articulação nessa disciplina implícitos na transição dos alunos entre o 2º e 3º Ciclo, já que nas experiências profissionais e na própria análise da organização curricular percebemos que na divisão dos eixos temáticos pensados para esses ciclos existem dois aspectos importantes que passam despercebidos: 1) no2º ciclo finalizam os anos Iniciais do Ensino Fundamental e no 3º ciclo iniciam os Anos Finais, nos quais alunos e professores (às vezes!) estão despreparados para essa transição; 2) o último eixo a ser ensinado no 2º ciclo relaciona-se com a História do Brasil e para o 3º ciclo, os primeiros eixos são voltados ao estudo dos povos pré-históricos e da Antiguidade, nos parecendo ser conteúdos distantes e desconexos. Aposta-se compreender como esses conteúdos aparentemente diferentes e distantes se concatenam entre os ciclos e segmentos, ao ponto de se estabelecer a articulação pedagógica e como acontece a preparação dos alunos para a transição e a acomodação dos conteúdos na nova fase, tendo em conta sua principal particularidade: proporcionar a passagem ou transição de um nível ao outro sem comprometer o ensino e a aprendizagem, assim como traçarmos estratégias de intervenção partindo dos resultados que relacionadas à atuação dos docentes possam favorecer a articulação e nos direcione a pensar possíveis formas de intervir para amenizar ou resolver o problema. Alicerça-se este estudo na pesquisa bibliográfica, na documental e na pesquisa-ação. Na primeira, baseamo-nos nos fundamentos da História Cultural defendida por Castellanos (2010; 2012), Castro e Castellanos (2011), Chartier (1990), de Certeau (1994), Bourdieu (2001) e Gondra (2005); por outros estudos alusivos ao ensino de História, referenciados por Bittencourt (1990; 2011), Nadai (1993), Haidar (1972) e Schimidt (2012), abordando as práticas dos sujeitos nas suas diferenças tendo em conta a disciplina História e sua trajetória no contexto escolar e por Rangel (2004), Luchetti (2007) e de Camargo (2016) que fundamentam a articulação pedagógica na sala de aula. Na pesquisa documental, sustentada na constante revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais a Educação Básica (2013) e dos PCN’s para História (1998 e 2001). Já na pesquisa-ação Thiollent (2011) que nos direcionou para a intervenção no campo, fazemos uso da observação livre, dos questionários (com perguntas semiabertas), das entrevistas semiestruturadas e da técnica de grupo focal como instrumentos de investigação e das sequências didáticas como proposta de intervenção. Participaram os professores da disciplina de História no 6º ano do Ensino Fundamental e os alunos que fazem parte das salas pesquisadas: o 6º ano A e B de 2016 (participantes do diagnóstico) e o 6º ano de 2017 que vivenciam a intervenção. Espera-se com este estudo contribuir com novas pesquisas, discussões, reflexões e mudanças de perspectivas no contexto escolar, especialmente quanto à necessidade e importância de haver a articulação pedagógica no processo de transição dos alunos entre ciclos educacionais.
Externo ao Programa - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS