Banca de QUALIFICAÇÃO: CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE: CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 26/07/2017
LOCAL: SALA E-101, CCSo
TÍTULO: A IDENTIDADE NEGRA EM CONTEXTOS ESCOLARES: um estudo na Unidade de Educação Básica São Raimundo
PALAVRAS-CHAVES: Relações Étnico-Raciais. Lei nº 10.639/2003
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O presente projeto de dissertação trata sobre identidade negra em contextos escolares. Neste sentido, o estudo pretende construir uma proposta de aplicabilidade de formação identitária da referida temática à luz da Lei 10.639/03 para os docentes e os discentes da Unidade de Educação Básica São Raimundo. O texto apresentado possui duas seções primárias que tratam sobre o referencial bibliográfico ou teórico e uma seção primária que trata da metodologia da pesquisa. Nas seções primárias são descritas e discutidas, primeiramente, acerca das concepções de identidades, as quais tiveram como sustentações bibliográficas Ennes (2008); Goffman (1999); Goffman (2004); Elias (2001); Castell (1999) e Hall (2006), dentre outras. Na parte da metodologia são descritas que a pesquisa será um estudo de caso na perspectiva de Yin (2005) que o define como uma estratégia de pesquisa de um fenómeno contemporâneo dentro de um contexto de vida real, especialmente quando os limites entre o fenómeno e o contexto não estão claramente definidos. Foram descritos os instrumentos de coleta de dados que serão utilizados: questionários para discentes, entrevistas para os gestores escolares e coordenação pedagógica e uma observação não participante. Foi feita uma seção, intitulada Plano da Dissertação, a qual são descritas as seções apresentadas e as que serão construídas após a qualificação de mestrado. E por fim foi feito um cronograma, o que são descritos os momentos que cada ação da pesquisa será realizada.
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES