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Banca de DEFESA: BENEDITA DOS SANTOS AZEVEDO FRAZÃO

2018-01-08 15:02:49.621

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENEDITA DOS SANTOS AZEVEDO FRAZÃO
DATA: 26/01/2018
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 201, BLOCO E, CCSO
TÍTULO: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA ENTRE O 5º E 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Articulação pedagógica; Ensino de história no 6º ano; Transição entre níveis de ensino; Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 244
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Neste trabalho avalia-se o impacto da articulação pedagógica na disciplina de História, levando-se em consideração o período de transição dos alunos entre o 5º e o 6º ano do Ensino Fundamental da UEB Monsenhor Frederico Chaves na cidade de São Luís, por se constituir um aspecto preponderante na passagem de níveis que contempla os conteúdos abordados, as metodologias sugeridas, as relações estabelecidas entre alunos e professores, como também o grau de autonomia estimulado no processo de ensino e aprendizagem. Identificam-se os indícios desta articulação na tentativa de detectar as formas de ensino e o desempenho dos alunos na disciplina. Analisa-se a sua natureza ao avaliar-se a relação docente/aluno como dispositivo para sua efetivação tendo-se em conta as múltiplas mudanças nesta trajetória e, propõem-se estratégias pedagógicas que estimulem sua materialização via apropriação dos conteúdos e independência discente estimulada na tomada de decisões e ações. Delineiam-se as etapas da investigação de cunho qualitativa que se sustentam na abordagem teórico-metodológica da história cultural e analisam-se as informações em função dos métodos empregados, das pesquisas utilizadas (bibliográfica, documental e ação) e dos instrumentos em uso (questionário/diagnóstico, sequências didáticas, grupo focal e entrevista semiestruturada) que vetorizaram a triangulação de dados e auxiliaram na focalização do campo (antes, durante e após intervenção) e nos sujeitos participantes segundo os critérios de seleção, no intuito de entender as práticas dos indivíduos nos interdiálogos com a disciplina, as estruturas psíquicas acionadas na relação análise-compreensão-apropriação dos conteúdos e desmistificar as armaduras conceituais que sustentam as interpretações dos sujeitos envolvidos neste ensino. Considera-se este estudo relevante, já que articulação pedagógica da disciplina de História, embora seja sugerida nos objetivos principais na educação básica segundo os PCN´s e esteja apontada pelos DCN´s na transição entre os níveis educacionais de forma horizontal, seus elementos constitutivos se verticalizam aqui num espaço menor, crucial e estratégico, configurando-se esta proposta como inovadora na sua concepção e execução, por considerar-se aspectos pedagógicos para além das exigências da própria legislação, o que aponta a sua originalidade e importância para o fazer pedagógico e para a constituição de um espaço escolar que se preocupe de fato com a formação integral dos educandos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

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