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Banca de DEFESA: FRANCISCO ROKES SOUSA LEITE

2018-05-14 18:55:31.81

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ROKES SOUSA LEITE
DATA: 12/06/2018
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 104, BLOCO D, CCSo, Térreo
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA NO IFMA, CAMPUS SANTA INÊS: do livro didático à prática pedagógica
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia.Livro didático. Proposta didático-pedagógica.
PÁGINAS: 218
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi construir uma proposta didático-pedagógica para auxiliar o ensino de Filosofia, discutindo uma base teórico-metodológica alicerçada em Mapas Conceituais, Fichamento e Resumo Escolar, a partir da promoção do ensino como problema filosófico, intermediado por textos provenientesdo livro didático de Filosofia.O problema da investigação diz respeito as contribuições de uma proposta de ensino de Filosofia, para ir do livro didático à prática pedagógica, apoiadapor leitura, análise e produção textual.Inicialmente tratamos sobre estudos teóricos da história e evolução do ensino de Filosofia no Brasil, abarcando a educação e Filosofia, sob a égide da Igreja e do Estado. Nesse contexto, versamos sobre a historiografia do ensino de Filosofia, debatendo a predominância da legislação educacional oficial. Aventamos ainda acerca dos fundamentos didático-pedagógicos para o ensino de Filosofiadebelados em leis, parâmetros, orientações e diretrizes educacionais. Discutimos uma educação filosófica, enunciando o desenvolvimento conceitual, o caráter dialógico e a crítica radical. Abordamos a aprendizagem da Filosofia com ambientação e sensibilização, leitura e problematização, análise e investigação, conceituação e produção textual. Dessa forma, as referências básicasperpassam por Cartolano (1995),Cerletti (2009), Gallo (2012, 2013), Kohan (2009), Ghedin (2009), Rodrigo (2009), Folscheid e Wunenburger (2001),entre outros autores que dão importância e relevância ao ensino de Filosofia. Emolduramos o método de abordagemna concepção dialética, e enquadramos o tipo de pesquisa como participante. Assim, constituímos aanálise de dadosqualitativamenteem quadros-resumo, e interpretação sustentada no método hermenêutico-dialético. Na pesquisa de campoefetivamos uma compressão crítico-reflexiva do livro didático de Filosofiadistribuído aos estudantes e utilizado no IFMA-Campus Santa Inês. Em seguida, caracterizamos o local da investigaçãoe descrevemosas transformações pelas quais essa instituição passou historicamente, demostrandoa estrutura pedagógica e administrativa. Também analisamos e interpretamos entrevistas semiestruturadas,realizadas com estudantes e professor de Filosofia, tratando sobre o Ensino Médio, livro didático e proposta didático-pedagógica. Ao finalda pesquisa relatamos a experiência da aplicação da proposta para o ensino de Filosofia,ancorada num caderno de sugestões didático-pedagógicas.Concluímos queum material pedagógico e uma didáticaespecíficapara o ensino de Filosofia precisam ter naturezas filosóficas, e não prescindirem da leitura, análise e produção textual. Portanto, em sala de aula ganham potencial o livro didático de Filosofia,técnicas, procedimentos e estratégias de ensino auxiliadoresda compreensão dos textos da tradição filosófica
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1566965 - ALEXANDRE JORDAO BAPTISTA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Presidente - 2125298 - RITA DE CASSIA OLIVEIRA

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