Banca de DEFESA: JOEMILIA MARIA PINHEIRO ALMEIDA

DISCENTE: JOEMILIA MARIA PINHEIRO ALMEIDA
DATA: 13/08/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: PROPORCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: investigando as possíveis conexões com outros ramos da Matemática, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica
PALAVRAS-CHAVES: Relações entre conteúdo. Registros de Representação Semiótica. Ensino de Proporcionalidade
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O presente trabalho buscou abordar o ensino e a aprendizagem do conteúdo proporcionalidade, envolvendo conexões com outros ramos da Matemática e outras áreas do conhecimento, com aporte na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com oito professores e seus alunos, de uma escola pública estadual na cidade de São Luís – MA. Para a obtenção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: questionário, observação participante, entrevista e atividades envolvendo conteúdos que faziam conexões com a proporcionalidade. Durante nossas observações, percebemos que a maioria dos professores, em suas aulas, não davam o enfoque necessário aos tipos de relações existentes entre conteúdos matemáticos e de outras áreas do saber. As atividades foram aplicadas pelos professores participantes desta pesquisa, aos seus alunos, com a supervisão da pesquisadora. Vimos em nosso trabalho, realizado por meio dos Registros de Representação Semiótica que adotamos para o desenvolvimento das atividades, que os alunos não estavam familiarizados com essa abordagem no processo de aprendizagem. Os resultados revelaram que os professores perceberam que é possível ensinar os conteúdos de proporcionalidade fazendo conexões com outros ramos da Matemática e com áreas do conhecimento. Constatamos, também, efeitos positivos e específicos nas estratégias utilizadas pelos estudantes quanto à resolução das atividades propostas. Por fim, foram também excelentes as mediações desenvolvidas com os professores a respeito do uso dessa teoria no ensino e aprendizagem.
Externo à Instituição - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO - UEMA
Presidente - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA