Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDA MARIA BARBOSA DE SA

DISCENTE: RAIMUNDA MARIA BARBOSA DE SA
DATA: 24/08/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: O MULTIPLANO NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA: intervenções educacionais para estudantes com deficiência visual e estudantes com dificuldade de aprendizagem São
PALAVRAS-CHAVES: Dificuldade de Aprendizagem. Educação Matemática. Estudantes com Deficiência Visual. Intervenção. Multiplano
ÁREA: Educação
RESUMO: O estudo visa construir intervenções educacionais com o multiplano, para estudantes com deficiência visual e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagem na Matemática no Ensino Médio e elaborar um caderno com orientações para professores. Para tanto a fundamentação teórica baseia-se em pesquisas, leis, planos e programas realizadas pelo Ministério da Educação para garantir o direito à educação ao aluno com deficiência e ao aluno com dificuldade de aprendizagem na matemática. O estudo será realizado através da observação partipante nas aulas de matemática do Ensino Médio, no Município de Imperatriz. A utilização do recurso Multiplano pelos estudantes. Realização de entrevistas estruturadas com as professoras e sistematização de pesquisa bibliográfica, que possibilite conhecer mais de perto o processo de ensino da Matemática. O trabalho procura descrever que o desenvolvimento social está relacionado a Educação Matemática inclusiva, portanto apresenta metodologias utilizadas no Atendimento Educacional Especializado realizado nas Salas de Recursos Multifuncional, em uma escola pública estadual no munícipio de Imperatriz. No sentido de tornar conhecido os limites e as possibilidades para uma prática inclusiva no âmbito escolar.
Externo ao Programa - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR