Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JANDIRA DE ANDRADE SOUSA

DISCENTE: MARIA JANDIRA DE ANDRADE SOUSA
DATA: 30/08/2018
LOCAL: SALA DE PROFESSORES DO PPGEEB
TÍTULO: O PROCESSO DE ESCRITA DE TEXTOS: uma experiência de intervenção em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem. Processo de escrita. Formação continuada. Gênero discursivo.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa trata de um estudo sobre o processo de escrita, o qual encontra-se em pleno desenvolvimento. Como objetivo geral pretende-se desenvolver uma proposta de intervenção no 5º ano do Ensino Fundamental da UEB Agostinho Vasconcelos, visando a formação de produtores/as de textos, tendo como pressuposto a concepção dialógica de linguagem. E como objetivos específicos: discutir as concepções teórico metodológicas da professora acerca do processo de escrita de textos e as suas implicações para a formação dos/as alunos/as; desenvolver um processo de formação continuada com a professora do 5º ano na perspectiva da reflexão/ação/reflexão no que se refere ao processo de escrita de textos na escola; analisar o processo de intervenção desenvolvido na turma do 5º ano do Ensino Fundamental da UEB Agostinho Vasconcelos; produzir um livro com as principais produções das crianças, de modo a demonstrar as mudanças e/ou avanços que vão ocorrendo em seu texto ao longo do processo de escrita. Neste sentido, por meio da metodologia da pesquisa-ação, inserimo-nos no lócus da pesquisa, a UEB Agostinho Vasconcelos. Como instrumento de geração de dados até o momento temos feito uso da observação participante e da entrevista semiestruturada. Utilizaremos, ainda, os diários de aula, os diários de campo, os planejamentos de aula, as atividades de escrita das crianças, os ateliês autobiográficos e os encontros de auto formação. Os sujeitos da pesquisa são a professora e os trinta e dois alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental, dos quais, desse universo, foram selecionados 5 (cinco) alunos/as para participarem da pesquisa, cuja escolha teve como critérios: alunos/as que ingressaram na escola mais de um ano; alunos/as repetentes; alunos/as que apresentam dificuldades na escrita de textos. Como referência teórica tomamos os estudos de Bakhtin (2016) e Volochinov (2017) que apontam em suas teorias aspectos relevantes da linguagem como interação humana e como prática dialógica. E buscamos, ainda, nos referenciar em autores/as que estudam a temática produção de textos, como Jolibert (1994a; 1994b), Jolibert e Jacob (2006) Jolibert e Sraïk (2008), Smolka (2012), Goulart (2011), Geraldi (2015), entre outros. Como Produto da Pesquisa pretende-se elaborar um Caderno com as produções escritas das crianças. Ainda não temos resultados conclusivos, uma vez que a pesquisa encontra-se em pleno desenvolvimento.
Presidente - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Externo ao Programa - 407654 - MARISE MARCALINA DE CASTRO SILVA ROSA