Banca de DEFESA: RODRIGO AIRES SILVA

DISCENTE: RODRIGO AIRES SILVA
DATA: 28/06/2019
LOCAL: SALA 2013, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS: Um aporte metodológico no ensino da Geografia escolar para estudantes com deficiência visual São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Geografia. Estudante cego. Recursos Didáticos Táteis. Prática Docente. Inclusão.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo construir e aplicar recursos didáticos táteis em intervenções nas aulas de Geografia para estudantes cegos que cursam o 6º ano do Ensino Fundamental e após o uso dos recursos, elaborar um caderno com orientações metodológicas que pudesse auxiliar ao professor desse componente curricular em sua atividade docente que visasse à concretização de uma prática inclusiva. Para tanto, a pesquisa foi do tipo intervenção pedagógica e teve como sujeitos 4 estudantes cegos e a professora que lecionava Geografia na Escola de Cegos do Maranhão – ESCEMA. A professora e os estudantes cegos responderam respectivamente a dois questionários e a duas entrevistas semiestruturadas. Esses dois tipos de instrumentos foram utilizados antes e após o uso dos recursos didáticos táteis. Os dados obtidos através desses instrumentos foram transcritos e apresentados em quadros de respostas. Os recursos didáticos táteis foram confeccionados com materiais de baixo custo e abordavam o conteúdo “Orientação e Localização no espaço geográfico”. Foram construídos três tipos de recursos didáticos que englobavam essa temática, a saber: rosa dos ventos tátil; maquete baixa da sala de aula e um mapa tátil do território brasileiro na América do Sul. Após cada intervenção pedagógica tanto os estudantes cegos quanto a professora deixavam as suas considerações acerca da atividade executada. Os resultados nos revelaram que a intervenção pedagógica com uso de recursos didáticos táteis foi satisfatória tanto para a aprendizagem dos estudantes cegos quanto para o ensino da Geografia no contexto da educação inclusiva. Ficou evidente que o uso dos recursos didáticos táteis contribuiu para ampliar as estratégias de ensino e consequentemente dos conhecimentos geográficos pelos estudantes cegos.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU