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Banca de DEFESA: ANA PAULA BACELAR DE LIRA

2019-07-11 12:37:42.838

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA BACELAR DE LIRA
DATA: 15/08/2019
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE: possibilidades da implementação da Lei Nº 10.639/03 numa Unidade de Educação Básica no município de Paço do Lumiar-MA.
PALAVRAS-CHAVES: Lei 10639/03. Formação continuada. Escola.
PÁGINAS: 241
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da Lei 10.639/03. O objetivo geral da investigação foi construir um Guia de Orientações Pedagógicas para subsidiar as formações continuadas na Unidade de Educação Básica Olavo Melo à luz da Lei Nº 10.639/03. A organização textual da pesquisa ficou estruturada em cinco seções, incluindo-se aí, a introdução e as considerações finais. O estudo inicia discorrendo sobre o percurso histórico da Lei Nº 10.639/03 em articulação com as prescrições legais para a formação continuada de professores. Em seguida, foi feita uma descrição dissertativa a respeito das compreensões de formação continuada nas perspectivas histórica, epistêmica e axiológica. Após as seções, consideradas de cunho mais bibliográficas, a pesquisa discorreu sobre a parte empírica. Esta ficou materializada por uma seção, e que ficou subdividida em quatro subseções. Na primeira subseção fizemos uma descrição do cenário da pesquisa. Na segunda subseção descrevemos sobre a metodologia da pesquisa. Na terceira subseção discorremos nossas análises e interpretações das respostas dos sujeitos pesquisados. Na quarta subseção discorremos sobre a intervenção, que foi materializada por meio do Guia de Orientações Pedagógicas, que foi o produto da pesquisa. Para desenvolvermos a pesquisa, partimos do seguinte questionamento: Como uma formação continuada poderá contribuir para a efetivação ou implementação da Lei Nº 10.639/03 na Unidade de Educação Básica Olavo Melo? As principais fontes bibliográficas utilizadas, foram: Candau (1996; 2001); Schön (1992); Costa (2004); Tanuri (2000); Demailly (1992); Oliveira (2016); Munanga (2006) e Gomes (2003, 2005). A pesquisa constituiu-se por meio de um estudo de caso instrumental. Os sujeitos da pesquisa foram as gestoras geral e adjunta, uma coordenadora pedagógica e três docentes. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação não-participante e entrevista estruturada. As formas representativas de análise e interpretação dos dados foram quadros de respostas e gráficos. A pesquisa concluiu que a formação continuada pautada nos pressupostos das relações étnico-raciais é urgente, haja vista que vários docentes não receberam formação adequada para efetivação da mesma.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
Externo ao Programa - 2336903 - MARILEIA SANTOS CRUZ DA SILVA

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