Banca de DEFESA: NATALIA RIBEIRO FERREIRA

DISCENTE: NATALIA RIBEIRO FERREIRA
DATA: 19/08/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: orientações para o trabalho pedagógico com o 2º ano do ensino fundamental por meio de sequências didáticas São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Vulnerabilidade social. Pesquisa colaborativa. Alfabetização
ÁREA: Educação
RESUMO: A dissertação intitulado, “ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: orientações para o trabalho pedagógico com o 2º ano do ensino fundamental por meio de sequências didáticas”, teve por objetivo desenvolver em bases colaborativas o processo de alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social, tendo em vista a construção de orientações para o trabalho pedagógico com o 2º ano, por meio de sequência didáticas produzidas colaborativamente, em uma escola da rede municipal de São Luís – MA. Os objetivos específicos, permitiram-nos: Sistematizar as contribuições teóricas sobre a vulnerabilidade social, tendo em vista seus impactos no processo de alfabetização; Identificar as crianças em situação de vulnerabilidade social e as condições objetivas em que o processo de alfabetização é desenvolvido no 2º ano da escola pesquisada; Organizar colaborativamente um conjunto de atividades orientadoras de ensino, para os educandos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio da elaboração/utilização de sequências didáticas que tenham o texto como unidade básica para a alfabetização das crianças em situação de vulnerabilidade social; Produzir um livro contendo orientadoras de ensino destinadas ao atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social. Os objetivos propostos na pesquisa, nos orientaram para as trilhas da pesquisa, desse modo, utilizamos a pesquisa do tipo intervenção pedagógica, com a abordagem qualitativa, por considerar que o universo dos sujeitos não podem ser mensurados, e tendo como base, o especificidade do mestrado profissional, a opção metodológica foi a pesquisa colaborativa, por aborda dois aspectos importante, pesquisa e formação. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de São Luís – MA, eixo Itaqui Bacanga, escolhida pelas condicionalidade econômicas e sociais. A colaboradora da pesquisa foi a professora do 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental. Para compreender, lócus e as suas problemáticas a pesquisa seguiu os seguintes passos: a fase exploratória e diagnostica, o planejamento, aplicação da aula e sessão reflexiva. Para gerar os dados, que auxiliaram na compreensão do lócus e avaliação da intervenção da pesquisa, utilizamos os seguintes instrumentos: analise documental, a observação colaborativa e a entrevista episódica. Dessa forma, levando em consideração o problema da pesquisa, sobre o a alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental em situação de vulnerabilidade social na escola campo de pesquisa, e , até que ponto uma intervenção pedagógica colaborativa transforma as ações docentes e as aprendizagens dos alunos em situação de vulnerabilidade social no que diz respeito ao trabalho com os gêneros do discurso no ensino da linguagem escrita, utilizamos como referência os seguintes autores: para o campo social, condicionalidade do processo de alfabetização e letramento de crianças vulneráveis, temos como referência, Castro (2010), Dubet (2003), Carvalho e Lacerda (2010), Silva (2007), Bourdieu (2015), Nogueira e Nogueira (2017), entre outras referências. Para analisar o campo da alfabetização, letramento, língua materna, leitura e escrita, as referências são: Bajard (2012), Ferreiro (2013), Bagno, Stubbs, Gagné (2002), Guy, Zille (2006), Luria (2012), Leontiev (2012), Maués (2014), Rojo (2009); Soares (2017), Souza (2011), Street (2014) e Vigotsky (2007). A partir da pesquisa colaborativa, e das análises teóricas, o produto será um livro, contendo informações importantes para alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social e o planejamento por meio de sequencias didáticas. Os resultados apontaram o planejamento com sequencias didáticas, tendo o gênero textual como base, mobilizou saberes da professora-colaboradora, das crianças e da pesquisadora, o que permitiu pensar em outras atividades para além das desenvolvidas em sala de aula.
Interno - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Externo ao Programa - 407654 - MARISE MARCALINA DE CASTRO SILVA ROSA