Banca de DEFESA: FRANCINETE BRAGA SANTOS

DISCENTE: FRANCINETE BRAGA SANTOS
DATA: 29/08/2019
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CCSo
TÍTULO: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA, OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRODUÇÃO AUTORAL DE ALUNOS DO 5O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Língua Portuguesa. Língua Materna. Gêneros Textuais. Produção Escrita como autoria dos alunos. Ensino Fundamental
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa, intitulada: "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA, OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRODUÇÃO ESCRITA COMO AUTORIA DOS ALUNOS DO 5O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL”, tem como objetivo geral desenvolver o ensino da Língua Portuguesa de mo do que articule a autoria escrita em sala de aula por meio de uma intervenção colaborativa com a professora e os alunos do 5 o ano do Ensino Fundamental com vistas a produção de encaminhamentos metodológicos para o ensino da produção textual para esses alun os Desdobra-se nos seguintes específicos: Identificar quais são as atividades de produção escrita realizadas no 5º ano e se resultam na produção de textos de autoria pelos alunos do 5º ano da escola pública pesquisada; Reconhecer como a professora concebe e propõe as atividades de escrita para o ensino da Língua Portuguesa no 5º ano do E.F.; Analisar as articulações didáticas da professora, observando como resultam em estratégias de ensino de Língua portuguesa como língua materna, por meio da análise do livro didático e de outros materiais utilizados no planejamento das atividades no 5º ano; Descrever de que modo um processo de escolhas didáticas da professora, tendo em vista as atividades de escrita, apresentam resultados expressos na produção de textos autênticos pelos estudantes do 5o ano; Avaliar como as atividades de escrita resultaram em aprendizagem do texto escrito por estudantes do 5o ano do E.F. da escola pública campo de pesquisa. O quadro de referência teórico metodológico da Pesquisa para o alcance dos objetivos propostos perpassa pelos estudos de Flick (2009), Marconi; Lakatos (2017), Denzin; Lincoln (2006), Thiollent (1994), Ibiapina (2016). Os autores que sustentaram as análises dando embasamento aos fundamentos teóricos metodológicos a partir de Antunes (2003, 2010, 2014, 2017), Bajard (2014), Bakhtin (2010); Jolibert, (1994); Koch (2012; 2015); Geraldi (1981; 2011); Fayol (2014), Marcuschi, (2008), Gregolin (2007), entre outros. Os resultados evidenciaram a melhoria na aprendizagem da escrita na Turma do 5º ano B, tomando como referência o processo de intervenção que teve como abordagem principal a Pesquisa-Ação e como abordagem secundária a pesquisa Colaborativa. As conclusões finais demonstram que o ensino de Língua Portuguesa estava centrado na aprendizagem da gramática normativa, como língua materna, por meio dos gêneros textuais. As práticas de produção escrita de autoria dos alunos do 5º ano manifestadas durante a intervenção, foram apresentadas por meio de registros fotográficos, apontando para a autonomia na escrita no cotidiano escolar, ou colocando as ideias expressas verbalmente no papel, ou fazendo questionamentos quanto ao significado das palavras, à pontuação e à acentuação e demais aspectos. Os alunos passaram a ser mais críticos e responsáveis pela melhoria das habilidades para escrever. A professora colaboradora mudou a postura, acompanhando a correção do texto pelo aluno, sem fazer marcas no texto, a partir da busca de regularidades nas construções registradas pelos alunos, considerando o uso de diferentes gêneros textuais, incluindo aspectos do estudo da gramática ou quanto à estética do texto, no entanto, sem dar ênfase à correção excessiva do texto do aluno.
Interno - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Externo ao Programa - 1650492 - MONICA DA SILVA CRUZ