Banca de DEFESA: ROSYENE CONCEIÇÃO SOARES CUTRIM

DISCENTE: ROSYENE CONCEIÇÃO SOARES CUTRIM
DATA: 01/07/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE DE GÊNEROS E SEXUALIDADES: entre ditos, interditos e feitos numa proposta de intervenção no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Gêneros. Práticas Educativas. Sexualidades.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente Dissertação trata sobre a construção de uma educação para a igualdade de gêneros e sexualidades, cuja pretensão foi analisar questões voltadas às relações de gênero e às sexualidades vivenciadas no Centro de Ensino Cruzeiro do Sul, situado no Bairro Vila Nova, em São Luís – MA, desenvolvendo atividades pedagógicas junto aos/às discentes do Ensino Médio, visando estimular a reflexão acerca dos diferentes preconceitos, discriminações e violências de gênero, bem como sobre a responsabilidade social na vivência da/s sexualidade/s. No percurso metodológico, realizou-se um estudo do tipo “estado da arte”, com levantamento e análises de produções acadêmicas sobre a temática, selecionadas no Banco de Teses das Capes, priorizando-se dissertações de mestrado profissional. Em seguida, rememorou-se alguns dos conceitos construídos por teóricos e estudiosas/os da área, destacando-se: Foucault (1996; 2005, 2009, 2014, 2015), Silva (2017), Louro (2008), Furlani (2016) e as principais políticas públicas do país e do Maranhão como aporte teórico e documental para a construção dos saberes e na prática docente frente às relações de gênero e às questões da sexualidade no cotidiano escolar. Na pesquisa de campo, destacam-se: análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, observação participante nas turmas selecionadas, questionários com perguntas fechadas e abertas aplicados com os/as discentes, realização de entrevistas semiestruturadas com a gestora e docentes da escola, além do desenvolvimento de rodas de conversa com discentes. Nas análises dos dados, utilizou-se pressupostos da Análise do Discurso, com vistas a compreender o que pensam, dizem e fazem os/as colaboradores/as do estudo, possibilitando a organização do produto da pesquisa, sendo este um Caderno de Orientações Pedagógicas sobre gêneros e sexualidades na escola. Dentre os resultados, foi possível perceber que as práticas pedagógicas desenvolvidas nas turmas selecionadas visam a construção de uma educação igualitária, saudável e cidadã para as questões de gêneros e sexualidades, estando inclusas na escola, mesmo que em atividades pontuais. No entanto, faltam subsídios teóricos e metodológicos que contribuam na mudança curricular e didático-pedagógica, além de necessitar, segundo os/as docentes entrevistados/as, de formação continuada sobre as temáticas. As (in) conclusões direcionam a um olhar plural, humanizado, empático e responsável em relação às diversidades de gêneros e sexualidades.
Interno - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS
Externo à Instituição - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA