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Banca de DEFESA: LUCILEIDE MARTINS BORGES FERREIRA

2020-07-21 11:02:25.869

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCILEIDE MARTINS BORGES FERREIRA
DATA: 25/08/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: construindo caminhos para a educação quilombola na Unidade Integrada Pontal no município de Bequimão-/MA
PALAVRAS-CHAVES: Literatura. Educação Quilombola. Escola. Ensino.
PÁGINAS: 214
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a literatura Afro-brasileira e africana em contextos escolares quilombolas. O estudo está organizado em duas partes, a saber: a teórica e empírica. Na parte teórica são descritas as categorias conceituais sobre literatura em nível geral e em nível de Brasil. É enfatizada a utilização da literatura em contextos quilombolas como um instrumento pedagógico à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Em continuidade da parte teórica, foi feita uma descrição acerca do percurso da inserção da História e Cultura Afro-brasileira e africana no currículo da Educação Básica em nível de Brasil e de Maranhão. Finalizando a parte teórica, o estudo faz uma descrição analítica sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Na parte empírica, há uma descrição da caracterização da Unidade Integrada Pontal; a metodologia da investigação; as análises e interpreções dos dados da pesquisa; e a intervenção por meio do produto educacional. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a literatura afro-brasileira e africana com vistas a construir em parceria com os professores/as da Unidade Integrada Pontal um Caderno de Orientações Didáticas. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram: Souza e Vieira (2016), Silva, Ferreira e Faria (2011); Silva e Silva (2015), Mariosa e Reis (2011); Lima (2005), Candau (2012,2016); Souza (2005,2006), Duarte (1993), Lajolo (2008), Zilberman (2008), Souza e Lima (2006) e Fonseca (2006). Nossa pesquisa utilizou com o método de procedimento o Estudo de Caso Instrumental. Os participantes da pesquisa foram os professores do 1º ao 5º ano, a coordenadora pedagógica e os discentes das turmas selecionadas para aplicação do produto. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista, observação não-participante, questionário e formulário. A pesquisa concluiu que a utilização da literatura como instrumento para abordagem da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, na Unidade Integrada Pontal possibilitou desenvolver atividades que contribuíram para o reconhecimento e valorização de aspectos da história, cultura e identidade dos descendentes de africanos, conforme preconiza a Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO DOS REIS - UFPE

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