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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSE DE MELO E ALVIM AGUIAR

2020-10-31 12:34:42.841

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE DE MELO E ALVIM AGUIAR
DATA: 19/11/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: IMPLICAÇÕES NARRATIVAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: Currículo em movimento
PALAVRAS-CHAVES: Perspectiva Narrativa. Coordenação Pedagógica. Currículo
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa estuda as implicações narrativas em consonância com atividades da coordenação pedagógica desenvolvidas na inter-relação do movimento curricular no contexto da Educação Infantil. O questionamento central se faz pela inquietação em investigar se o coordenador pedagógico identifica suas experiências no contexto da Educação Infantil como potencializadora de (auto)formação. O objetivo se consolida em analisar experiências do coordenador pedagógico compreendendo a perspectiva narrativa como via para desenvolvimento profissional de suas atividades, com vistas à construção do Caderno Narrativo (produto final deste estudo) como proposta à (auto)formação. As abordagens metodológicas estabelecem-se de cunho bibliográfico e documental destacadas em Fonseca (2002); do tipo etnográfica proposta por André (2002) e (auto)biográfica baseada em Souza (2014; 2016; 2017). A entrevista narrativa, advogada em Jovechelovitch e Bauer (2002), corresponde à principal metodologia para recolha de informações e, cartas autobiográficas como instrumento de registro de experiências do coordenador pedagógico que se assume como sujeito da pesquisa e cuja análise, far-se-á mediante análise interpretativa, respeitando representações e apreensões postas nas escritas autobiográficas, a fundamentação teórica tematizada neste estudo fundamenta as compreensões e respalda as interpretações narrativas, do qual tomamos aportes dos estudiosos supracitados como também de Kramer (2003), Apple (2017), Placco e Almeida (2012), Goodson (2018), Benjamin (1987) dentre outros. O lócus se manifesta no percurso da Educação Infantil em meio as ferramentas digitais: e-mail e Whatsapp, viabilizando o contato, investigação e a escrita de narrativas do coordenador pedagógico do qual, espera-se fomentar, a partir do tratamento metodológico, à produção de narrativas autobiográficas que reverberem as experiências desse profissional trazendo à tona suas perspectivas, desafios, reminiscências vivenciadas no percurso das atividades na Educação Infantil e assim, em colaboração construir o produto final desse estudo (Caderno Narrativo).
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS

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