Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA MARIA SOUSA FRANCO
2020-11-10 10:36:32.095
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RITA MARIA SOUSA FRANCO
DATA: 01/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: os
saberes & fazeres do coordenador pedagógico
PALAVRAS-CHAVES: Formação Continuada. Coordenação Pedagógica. Educação Infantil.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa tem como questionamento central saber de que maneira os
coordenadores pedagógicos da Educação Infantil constroem e tecem seus saberes e
fazeres na formação continuada de educadores de crianças pequenas. E como
objetivo geral analisar como os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil
experenciam e tecem seus saberes e fazeres na formação continuada de educadores
da Educação Infantil a partir dos espaços formativos promovidos pela SEMED, com
vistas a construção de um caderno de orientação de formação continuada. Os
objetivos específicos são: identificar as concepções teórico-metodológicas de
formação, dos coordenadores pedagógicos de Educação Infantil; verificar como é
desenvolvida a formação continuada de coordenadores e educadores de Educação
Infantil; construir em conjunto com os coordenadores que ministram as formações um
caderno de formação continuada pedagógica a fim de contribuir com o trabalho dos
coordenadores da Educação Infantil. A pesquisa está sendo desenvolvida com uma
revisão de literatura, documental e tipo estado da arte que tem como proposito mapear
e discutir a produção científica desenvolvida sobre a formação continuada na
Educação Infantil, na pesquisa da pós-graduação em educação considerando o
recorte temporal (2009-2019). Os nossos sujeitos da pesquisa serão os
coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, que oferecem e são responsáveis
pela formação continuada desses docentes que atuam na Educação Infantil. A
pesquisa se fundamentou nos seguintes teóricos: Tardif (2012, 2014), Nóvoa (2000,
2001), Alarcão (2005), Pimenta (1996, 1999, 2002), Launde (2013), Schön (2000),
Ariès (2011), Kuhlmann Jr. (2011), Oliveira (2005), Kramer (2016), bem como a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB Lei de n° 9.394/96) Diretrizes
Curriculares da Educação Infantil. Serão usados instrumentos de produção e geração
dos dados: entrevistas semiestruturadas, formulário Google Forms e Google Meet irão
nos ajudar na construção do produto final do trabalho e com isso almejamos constatar
que a Formação continuada é um processo contínuo que se propõe a direcionar o
trabalho dos coordenadores e professores da Educação Infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES