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Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA MARIA SOUSA FRANCO

2020-11-10 10:36:32.095

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RITA MARIA SOUSA FRANCO
DATA: 01/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: os saberes & fazeres do coordenador pedagógico
PALAVRAS-CHAVES: Formação Continuada. Coordenação Pedagógica. Educação Infantil.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa tem como questionamento central saber de que maneira os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil constroem e tecem seus saberes e fazeres na formação continuada de educadores de crianças pequenas. E como objetivo geral analisar como os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil experenciam e tecem seus saberes e fazeres na formação continuada de educadores da Educação Infantil a partir dos espaços formativos promovidos pela SEMED, com vistas a construção de um caderno de orientação de formação continuada. Os objetivos específicos são: identificar as concepções teórico-metodológicas de formação, dos coordenadores pedagógicos de Educação Infantil; verificar como é desenvolvida a formação continuada de coordenadores e educadores de Educação Infantil; construir em conjunto com os coordenadores que ministram as formações um caderno de formação continuada pedagógica a fim de contribuir com o trabalho dos coordenadores da Educação Infantil. A pesquisa está sendo desenvolvida com uma revisão de literatura, documental e tipo estado da arte que tem como proposito mapear e discutir a produção científica desenvolvida sobre a formação continuada na Educação Infantil, na pesquisa da pós-graduação em educação considerando o recorte temporal (2009-2019). Os nossos sujeitos da pesquisa serão os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, que oferecem e são responsáveis pela formação continuada desses docentes que atuam na Educação Infantil. A pesquisa se fundamentou nos seguintes teóricos: Tardif (2012, 2014), Nóvoa (2000, 2001), Alarcão (2005), Pimenta (1996, 1999, 2002), Launde (2013), Schön (2000), Ariès (2011), Kuhlmann Jr. (2011), Oliveira (2005), Kramer (2016), bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB – Lei de n° 9.394/96) Diretrizes Curriculares da Educação Infantil. Serão usados instrumentos de produção e geração dos dados: entrevistas semiestruturadas, formulário Google Forms e Google Meet irão nos ajudar na construção do produto final do trabalho e com isso almejamos constatar que a Formação continuada é um processo contínuo que se propõe a direcionar o trabalho dos coordenadores e professores da Educação Infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

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