Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISIS DE PAULA SANTOS MENDONÇA

2020-11-27 20:59:44.711

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISIS DE PAULA SANTOS MENDONÇA
DATA: 16/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: RECURSOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS: as tecnologias assistivas em intervenções com professores em uma perspectiva bilíngue
PALAVRAS-CHAVES: Estudante Surdo; Ensino Bilíngue; Recursos Digitais; Anos I
PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este projeto de dissertação tem como objetivo propor intervenções educacionais com professores numa perspectiva bilíngue para o ensino de estudantes surdos a partir do apoio das tecnologias assistivas e uso de recursos pedagógicos digitais com vistas a construção de um Ebook que auxilie o ensino aos diferentes conteúdos curriculares das séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Integral Bilíngue para Surdos. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa classifica-se de natureza aplicada do ponto de vista da abordagem do problema e se caracteriza como quanti-qualitativa sob a ótica de Prodanov e Freitas (2013). Quanto aos objetivos, em consonância com os estudos de Filho e Filho (2013) e de Gil (2009) a investigação é definida como exploratória descritiva. A pesquisa qualifica-se ainda quanto aos procedimentos como participante do tipo intervenção na perspectiva de Damiani (2012). O campo de investigação será a Escola Municipal Integral Bilíngue para Surdos e tomaremos como sujeitos os estudantes surdos dos anos inicias, professores e coordenador pedagógico. Como instrumentos para coleta de dados utilizaremos questionários e entrevistas semiestruturadas, os quais serão analisados à luz da técnica análise de conteúdo de Bardin (2011). Fizemos também uma revisão da produção acadêmica a partir da análise de Teses e Dissertações disponíveis no banco de dados da CAPES no período de 2015 a 2019. O trabalho foi organizado em seções, na introdução expomos a temática pesquisada, discutimos a relevância e justificativa do objeto de estudo escolhido e situamos o mesmo quanto às questões problemas que direcionam aos objetivos pretendidos. No segundo momento apresentamos um resgate histórico e metodológico do ensino de surdos no mundo e no Brasil dos primórdios aos dias atuais. Posteriormente realizamos uma caracterização teórica do ensino de surdos na perspectiva bilíngue (a ser complementada). Em seguida são apresentados os caminhos metodológicos que delinearão a pesquisa, o processo de intervenção e a concretização do produto (Ebook), os resultados, a avaliação do processo e as discussões. Ao fim da intervenção será construído um Ebook, produto final da presente pesquisa, instrumento que sintetizará a relevância do estudo com contribuição teórica e prática para a atuação docente em salas de aula bilíngues de estudantes surdos
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU

fim do conteúdo