Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA

DISCENTE: DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA
DATA: 18/12/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DO ATO DE LER: uma abordagem discursiva em turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: 2º Ciclo do Ensino Fundamental. Ensino de Leitura. O ato de ler. Mediação Pedagógica no ensino do ato de ler.
ÁREA: Educação
RESUMO: bordagem discursiva em turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, tem por objetivo geral compreender o processo de mediação do ensino da leitura na perspectiva discursiva de linguagem para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em uma Unidade de Educação Básica da rede municipal de ensino de São Luís, com vistas à elaboração de orientações teórico-metodológicas materializada em um caderno pedagógico. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa-ação na vertente colaborativa, com base em Ibiapina (2008, 2016), pretendemos interagir com as professoras colaboradoras de uma escola da rede municipal de ensino de São Luís para em colaboração produzirmos tais orientações. Por conta do momento pandêmico, optamos para a geração de dados lançar mão de instrumentos como: reuniões pedagógicas, a entrevista narrativa, uma intervenção colaborativa por meio de sessões reflexivas que serão planejadas e executadas no decorrer do processo investigativo com as professoras colaboradoras. Para nos ajudar na fundamentação teórica nesse percurso elegemos outros colaboradores como Bittencourt (2015), Bajard (2014), Curto, Murilo e Teixidó (2000), Jolibert (1994), Jolibert e colaboradores (2006), Solé (1998), Smith (1999; 2003) que apresentam concepções, estratégias e práticas de leitura. Geraldi (2001), Smolka (1993), que apresentam a leitura em uma perspectiva interativa, discursiva de linguagem escrita. Bakhtin (2003; 2016) e Bakhtin/Volochínov (2006) que abordam sobre a concepção de linguagem, e o processo dialógico no ensino. E outros autores que no decorrer do processo se fizerem necessários. Nesse Projeto de Dissertação apresentaremos apenas 5 (cinco) seções assim distribuídos: a primeira seção contendo a Introdução do trabalho. Na segunda seção apresentamos um diálogo sobre a leitura, seus dilemas, concepções e perspectivas. Na terceira sessão descrevemos o percurso metodológico para a materialização deste trabalho bem como o produto da pesquisa. Na quarta seção trazemos o Plano de Dissertação, contendo o desenho da pesquisa como um todo, no que conseguimos vislumbrar até aqui. Segue também como ultima seção o cronograma da pesquisa. Os resultados parciais apontam para o início de diagnóstico a partir da seção teórica produzida, uma vez que nela evidenciamos os dilemas e as concepções que rodeiam e iluminam respectivamente o ensino da leitura, sobre o que já começamos a apontar perspectivas teóricas para promover superações.
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE