Banca de DEFESA: SHIRLENE COÊLHO SMITH MENDES

DISCENTE: SHIRLENE COÊLHO SMITH MENDES
DATA: 05/07/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: Proposta de um E-book com recursos digitais para os docentes do Instituto Federal do Maranhão - IFMA
PALAVRAS-CHAVES: Prática pedagógica; Tecnologias digitais móveis; Tecnologias educacionais; Aplicativos; E-book
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo trata sobre a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica: proposta de um E-book de ferramentas digitais para os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Centro Histórico (CCH). Traçou-se como objetivo geral, investigar a prática pedagógica na perspectiva das tecnologias digitais móveis, a integração que as ferramentas digitais promovem no IFMA-CCH. A problemática foi delineada a partir do seguinte questionamento: Quais conhecimentos sobre tecnologias digitais móveis são demonstrados pelos professores do IFMA-CCH, e como elas estão sendo integradas na prática pedagógica? Assim, utilizaram-se como referenciais bibliográficos: Bacich (2017), Bottentuit Junior, Menez e Wunsch (2018), Behar (2013), Camargo e Daros (2018), Carvalho (2018), Candau (1983), Castells (1999), Coutinho (2011), Gauthier e Tardif (2014), Horn e Staker (2015), Imbernón (2012), Kenski (2013), Kapp (2012), Levy (2010), Libâneo (2006), Modelski (2015), Moran, Masetto e Behrens (2015), Perrenoud (2000), Prensky (2020), Oliveira e Pochamann (2020), Schön (1992), Valente (2018), dentre outros. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários on-line realizados pela plataforma digital Google formulários, e ficha de observação realizada no local da pesquisa. Para análise e interpretação dos dados, utilizaram-se gráficos para as perguntas quantitativas e quadro de respostas para as perguntas qualitativas. O produto final da pesquisa foi o E-book com recursos digitais para professores, elaborado a partir de aplicativos da cultura digital, com o objetivo de integrar as tecnologias digitais de educação na prática pedagógica dos docentes do IFMA-CCH. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que o enriquecimento da prática pedagógica, por meio de abordagem metodológica com o uso integrado das tecnologias digitais, é algo necessário na instituição pesquisada. Revelam, também, que o quadro docente, embora possua uma boa qualificação profissional, tem carência em formação continuada em nível de aperfeiçoamento, extensão, formação continuada etc., em tecnologias digitais para o ensino. Os resultados apontaram ainda que, apesar da cultura digital possibilitar inúmeras possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem, o docente precisa estar bem treinado e bem orientado, o que pode ser considerado como uma forma de adquirir competências digitais. Mostrou, também, que a cultura de formação docente é fragmentada e, por vezes, descontextualizada da realidade, o que revela uma formação fragilizada diante das emergências do novo perfil de estudante.
Interno - 407768 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR