Banca de QUALIFICAÇÃO: IONE DA SILVA GUTERRES

DISCENTE: IONE DA SILVA GUTERRES
DATA: 13/12/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A INFÂNCIA, O BRINCAR E A CULTURA ESCOLAR NA PRÉ-ESCOLA: um estudo da prática lúdica na Unidade de Educação Básica Mary Serrão Ewerton, em São Luís/MA
PALAVRAS-CHAVES: Brincar. Pré-escola. Práticas Lúdicas. Zona Rural.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa versa sobre as práticas lúdicas de uma pré-escola pública da zona rural de São Luís-MA e as suas contribuições para a infância, o brincar e a cultura escolar das crianças pequenas. A investigação partiu das seguintes questões norteadoras: qual a concepção teórico-metodológica que embasa as práticas lúdicas das educadoras do Infantil I e II? Em qual momento da prática educativa o jogo, o brinquedo e a brincadeira são considerados importantes para a garantia de direitos de aprendizagem das crianças pequenas? De que forma será organizado um momento formativo com as educadoras, priorizando o brincar nas práticas educativas? Como a pesquisadora poderá elaborar, em parceria com as educadoras da Unidade de Educação Básica Mary Serrão Ewerton, um Caderno de Orientações Pedagógicas com jogos, brinquedos e brincadeiras, que expresse os saberes das crianças como algo próprio da sua cultura escolar? A partir dessas indagações, surgiu o objetivo geral da pesquisa que consiste em: conhecer as práticas lúdicas no contexto de uma pré-escola pública municipal na zona rural de São Luís/MA, com vistas à produção de um caderno de orientações pedagógicas. Como desdobramento, organizaram-se os seguintes objetivos específicos: verificar a concepção teórico-metodológica que embasa as práticas lúdicas das educadoras do Infantil I e II; compreender em qual momento da prática educativa o jogo, o brinquedo e a brincadeira são considerados importantes para a garantia de direitos de aprendizagem das crianças pequenas; realizar momentos formativos com as educadoras, priorizando o brincar nas suas práticas educativas; elaborar, em colaboração com as educadoras, um Caderno de Orientações Pedagógicas com jogos, brinquedos e brincadeiras, que expresse os saberes das crianças como algo próprio da sua cultura escolar. Para dar fundamentação teórica a este escrito, foram revisitados pesquisadores da área, como: Bronfenbrenner (1998), Julia (2001), Quinteiro (2002), Corsaro (2011), Brougère (2010), Kishimoto (2011), Friedmann (2012), Kuhlmann Junior (2015), Ariès (2019), entre outros. Os métodos de pesquisas adotados serão do tipo estado da arte e pesquisa de intervenção pedagógica, com abordagem qualitativa; do ponto de vista dos objetivos, será classificada como pesquisa exploratória. Os sujeitos da pesquisa serão quatro educadoras da pré-escola e uma gestora. Os instrumentos de coleta de dados utilizados serão: observação participante acerca da rotina do trabalho pedagógico de cada educadora no grupo de planejamento e na turma que atua; entrevista semiestruturada com a gestora escolar, e quatro educadoras. A técnica de análise dos dados a ser utilizada será a análise de conteúdo, cujo propósito será analisar o discurso das participantes durante as entrevistas.
Interno - 2526485 - FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO