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Banca de DEFESA: RITA MARIA SOUSA FRANCO

2021-12-03 17:57:42.702

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RITA MARIA SOUSA FRANCO
DATA: 27/12/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: OS SABERES E FAZERES DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS: a sua importância na Formação continuada dos educadores da Educação Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Formação Continuada; Coordenação Pedagógica; Educação Infantil
PÁGINAS: 202
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa analisou os saberes e fazeres dos coordenadores pedagógicos a sua importância na formação continuada dos educadores da Educação Infantil. E teve como objetivo geral analisar como os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil experienciam e tecem seus saberes e fazeres na formação continuada de educadores da Educação Infantil a partir dos espaços formativos promovidos pela SEMED, com vistas a construção de um caderno de orientação de formação continuada. Os objetivos específicos foram: identificar as concepções teóricametodológicas de formação dos coordenadores pedagógicos de Educação Infantil; verificar como é desenvolvida a formação continuada de coordenadores e educadores de Educação Infantil; construir em conjunto com os coordenadores que ministram as formações um caderno de formação continuada pedagógica a fim de contribuir com o trabalho dos coordenadores da Educação Infantil. Os nossos sujeitos da pesquisa foram os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, que oferecem e são responsáveis pela formação continuada desses docentes que atuam na Educação Infantil. A pesquisa se fundamentou nos seguintes teóricos: Tardif (2012, 2014), Nóvoa (2000, 2001), Alarcão (2005), Pimenta (1996, 1999, 2002), Launde (2013), Schön (2000), Ariès (2011), Kuhlmann Júnior. (2011), Oliveira (2005), Kramer (2016), A pesquisa foi desenvolvida com uma revisão de literatura, documental e tipo estado da arte que teve como propósito de mapear e discutir a produção científica desenvolvida sobre a formação continuada na Educação Infantil, na pesquisa da pós- graduação em educação considerando o recorte temporal (2009-2019), foram usados instrumentos de produção e geração dos dados: entrevistas semiestruturadas, formulário Google Forms e Google Meet. Os resultados encontrados na pesquisa nos mostram a importância da formação continuada para a construção de uma boa prática. Esperamos que a pesquisa possa servir de base para outras investigações, sobre a temática estudada.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

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