Banca de QUALIFICAÇÃO: EMÍDIA FERREIRA ALVES PEREIRA
2022-01-03 23:28:43.841
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMÍDIA FERREIRA ALVES PEREIRA
DATA: 25/01/2022
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: possibilidades de aprendizagens no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Paglia
PALAVRAS-CHAVES: Práticas de leitura. Mediação pedagógica. Ensino aprendizagem.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa dialoga sobre as práticas leitoras mediadas no ensino de Língua
Portuguesa no 9º ano da Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Paglia, município de
Presidente Sarney MA, ao analisarmos em que medida as práticas de leitura
desenvolvidas têm contribuído para o processo de formação de leitores e para o
desenvolvimento de outras aprendizagens. Objetiva-se analisar as práticas de leitura
segundo as concepções de leitura em uso pelos docentes de Língua Portuguesa e
seus contributos para a formação de leitores, visando a elaboração de um Caderno
Pedagógico como proposta metodológica que ressignifique essas práticas a partir de
uma perspectiva interacionista da linguagem. Utilizam-se as pesquisas bibliográfica,
documental e a pesquisa-ação do tipo colaborativa, orientadas pela abordagem
Histórico-Cultural, assim como a observação participante, a entrevista e o
questionário como instrumentos para geração dos dados, além de auxiliar-nos dos
métodos histórico e comparativo. Estrutura-se o trabalho em cinco seções: na
primeira, a Introdução, discorremos sobre o tema, o objeto de estudo, os objetivos e
o interesse pela pesquisa; na segunda apresentam-se concepções de lingua(gem),
leitura, leitor e texto, o ensino aprendizagem da leitura no Brasil e as práticas de
leitura, tendo em conta suas perspectivas, intencionalidades e as estratégias de
mediação; na terceira, trata-se do percurso metodológico, caracterizando-se o local
da pesquisa, as tipologias e os métodos, os instrumentos, os sujeitos e as formas de
análises dos dados, bem como a descrição do Caderno Pedagógico como produto.
Na quarta, descreve-se o Plano da Dissertação, apresentando-se na quinta seção o
cronograma com as ações desenvolvidas e a desenvolver.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS