Banca de QUALIFICAÇÃO: EMÍDIA FERREIRA ALVES PEREIRA

DISCENTE: EMÍDIA FERREIRA ALVES PEREIRA
DATA: 25/01/2022
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: possibilidades de aprendizagens no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Paglia
PALAVRAS-CHAVES: Práticas de leitura. Mediação pedagógica. Ensino aprendizagem.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa dialoga sobre as práticas leitoras mediadas no ensino de Língua Portuguesa no 9º ano da Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Paglia, município de Presidente Sarney – MA, ao analisarmos em que medida as práticas de leitura desenvolvidas têm contribuído para o processo de formação de leitores e para o desenvolvimento de outras aprendizagens. Objetiva-se analisar as práticas de leitura segundo as concepções de leitura em uso pelos docentes de Língua Portuguesa e seus contributos para a formação de leitores, visando a elaboração de um Caderno Pedagógico como proposta metodológica que ressignifique essas práticas a partir de uma perspectiva interacionista da linguagem. Utilizam-se as pesquisas bibliográfica, documental e a pesquisa-ação do tipo colaborativa, orientadas pela abordagem Histórico-Cultural, assim como a observação participante, a entrevista e o questionário como instrumentos para geração dos dados, além de auxiliar-nos dos métodos histórico e comparativo. Estrutura-se o trabalho em cinco seções: na primeira, a Introdução, discorremos sobre o tema, o objeto de estudo, os objetivos e o interesse pela pesquisa; na segunda apresentam-se concepções de lingua(gem), leitura, leitor e texto, o ensino aprendizagem da leitura no Brasil e as práticas de leitura, tendo em conta suas perspectivas, intencionalidades e as estratégias de mediação; na terceira, trata-se do percurso metodológico, caracterizando-se o local da pesquisa, as tipologias e os métodos, os instrumentos, os sujeitos e as formas de análises dos dados, bem como a descrição do Caderno Pedagógico como produto. Na quarta, descreve-se o Plano da Dissertação, apresentando-se na quinta seção o cronograma com as ações desenvolvidas e a desenvolver.
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA