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Banca de QUALIFICAÇÃO: RANIELE SAMPAIO COSTA

2022-03-29 16:14:05.694

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RANIELE SAMPAIO COSTA
DATA: 19/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A ANÁFORA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DE LEITURA
PALAVRAS-CHAVES: leitura; compreensão textual; referenciação; anáfora; formação docente.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Os processos de leitura e referenciação são atividades interativas e de produção de sentidos. Decorre daí a necessidade de aliar os processos referenciais anafóricos ao ensino de leitura e compreensão textual. Objetivamos demonstrar as contribuições dos estudos linguísticos acerca da referenciação no processo de ensino de Língua Portuguesa, no que concerne à leitura e à compreensão textual, com vistas a elaborar um material didático-pedagógico. Para alcançarmos esse objetivo, necessitamos identificar que noções de texto, língua e linguagem embasam a prática de ensino do professor de Língua Portuguesa (do 8º ano do Ensino Fundamental) da UEB Professora Camélia Costa Viveiros; analisar as implicações da vinculação do processo referencial anafórico ao ensino de leitura e compreensão textual na formação, por meio de sessões reflexivas, do docente de Língua Portuguesa, que atua em turmas do 8º ano; criar site didático para a disponibilização de sequências didáticas — sobre o estudo da anáfora em textos multimodais — e de orientações acerca da referenciação e anáfora. Quanto aos procedimentos metodológicos, pautamo-nos em estudo exploratório, bibliográfico e colaborativo. Além disso, esta pesquisa se fundamenta nos estudos de autores como: Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch (2011, 2014, 2015); Moita Lopes (2009); Mondada e Dubois (2003). Utilizamos os conhecimentos explorados na Linguística Textual, por tomar o texto como objeto de estudo, e na Linguística Aplicada, por tratar de temas como o papel do professor na formação do aluno leitor e a elaboração de material didático para o ensino de línguas. Já podemos constatar que o professor de Língua Portuguesa da instituição em questão compreende a necessidade da formação continuada na área de Linguística, considerando os recursos atuais e tecnológicos que facilitam esse processo de compartilhamento de conhecimentos, bem como entende que a interação com seus pares pode aprimorar e influenciar a prática em sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA

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