Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CRISTINA SOUZA SILVA

2022-05-03 20:05:34.798

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA SOUZA SILVA
DATA: 26/05/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: APRENDER BRINCANDO: Alfabetizando com o teatro de bonecos
PALAVRAS-CHAVES: Teatro de Bonecos. Arte. Ensino Fundamental. Formação de Professores. Alfabetização
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa versa sobre formação continuada em Teatro de Animação intitulada “Aprender brincando: alfabetizando com o teatro de bonecos” para professores generalistas que atuam do 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e de Arte da cidade de Raposa-MA. Onde verificaremos de que maneira o teatro de bonecos contribui para o processo de alfabetização de estudantes de Ensino Fundamental - Anos Iniciais da cidade de Raposa-MA. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa com método de procedimento bibliográfico, participante e cartográfico, tendo como principais aportes teóricos: Barros e Kastrup (2019), Deleuze e Guattari (1995), Escóssia e Tedesco (2012), Goldenberg (1997), Bosi e Martinez (2007), Minayo (2008), (Passos, Benevides De Barros, 2012), Yin (2016), Nogueira-Martins e Bógus (2004), Iñiguez (2004), Lourau (2014) e Santos (2003), Arantes (2017), Quadros JR.; Lorenzo; Tourinho (2009), Vergara (2010), Amaral (2004), Lagrou Els (2010), Hansen (2001), Niskier (2001), Santana (2004), Nunes (2007), Alvarenga (2017), Abuchaim (2018), Bellochio (2014), Rosemberg (2009), Oliveira (2008), Kishimoto (20), Dewi (2017), Segel (1995), Blumenthal (2005), Yamane (2004), Sheehan (1969), Mármol (2019), Gonçalves; Pimentel (2008), Barbosa (1998), Fusari; Ferraz (2001) Tilbrook, Dwyer, Reid-Searl e Parson (2016), Huard, Hayes-Roth e Gent (1997), Barbosa (1997), LDB (1996), C.F (1998), PNE (2014), PCN´S (1998), PCNEF (2000), dentre outros que regem a educação básica brasileira. Como instrumento de coleta de dados serão utilizados observação participante, questionário misto (nesse sentido, o questionário constitui meio mais rápido e barato de obtenção de informações, além de dispensar treinamento de pessoal e garantir o anonimato, entrevista estruturada, pesquisa documental e grupo focal Utilizamos como técnica de interpretação dos dados coletados, a Análise do Discurso (AD). O presente texto possui seis seções: introdução apresentando breve apresentação sobre o tema, o interesse pelo mesmo, os questionamentos da problematização em seguida os objetivos a serem alcançados, na segunda descrevemos sobre: Arte, Teatro De Bonecos E Educação com os seguintes subseções: Arte e Educação: linguagens, história e legislação, Arte para educação: o lúdico e o cênico como estratégias de ensino e o teatro de bonecos: conceito, história, aplicações e benefícios: na terceira seção descrevemos sobre: Alfabetização e Arte com os seguintes subseções: Métodos de alfabetização, Alfabetização através da Arte e Alfabetização a partir do Teatro de Animação. A Metodologia da Pesquisa foi elaborada na seção denominada Plano da Dissertação, onde descrevemos as seções apresentadas e as que ainda serão produzidas e o cronograma das atividades já realizadas e a realizar. Esperamos que o nosso produto possa auxiliar e incentivar os professores generalistas que atuam no 1º e nos 2º anos do Ensino Fundamental e de Arte a discutirem questões que permeiam o teatro de animação no contexto do ensino fundamental.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Interno - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA
Interno - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA

fim do conteúdo