Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYSE COSTA DOS SANTOS

DISCENTE: DAYSE COSTA DOS SANTOS
DATA: 22/06/2022
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS: um estudo na Unidade de Educação Básica (UEB) Sofia Silva em São Luís-MA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras- chave: Práticas educativas. Professoras.Relações étnicos-raciais.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa insere-se no âmbito de um mestrado profissional, no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão UFMA. Desenvolve-se a partir da seguinte questão problematizadora: como as práticas educativas de professoras da Educação Infantil podem contribuir para uma educação antirracista? A partir de então, o objetivo geral da pesquisa foram: investigar as práticas educativas antirracistas de professoras da educação infantil com vista a desenvolver um caderno com orientações didáticas e pedagógicas à luz da Lei de nº 10.639/2003 na Unidade de Educação Básica Sofia Silva. Já os objetivos específicos destinaram-se a: verificar quais os entendimentos teóricos e metodológicos sobre educação para as relações étnico-raciais, tem a Unidade de Educação Básica Sofia Silva; analisar se a questão de gênero e o reconhecimento de professoras como mulher negra tem contribuído para as práticas educativas antirracista; averiguar de que forma os conteúdos inerentes à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana à luz da Lei de n.º 10.639/2003 estão sendo trabalhadas na Unidade de Educação Básica Sofia Silva e se existem formações pedagógicas de professoras da Educação Infantil para a educação étnico-racial afrobrasileira e africana. A pesquisa está organizada em seis seções, que ainda estão em construção. No entanto, para o referencial teórico foram revisitados estudiosos da área como: Gomes (2012), Munanga (1999,2005), Aries (2006), Petronilha (2007), Imbernón (2011), Ribeiro (2019), Candau (2008,2012) dentre outros(as). A metodologia é de natureza aplicada, como método de procedimento o estudo de caso, abordagem qualitativa, e tem como técnicas de coleta de dados a observação não participante e as entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa serão as professoras de Educação Infantil, a gestora escolar e a coordenadora pedagógica. A interpretação dos dados se dará por meio da análise de conteúdo. Esperamos que esta investigação contribua para o desenvolvimento de ações para uma educação antirracista na Educação Infantil e promova reflexões sobre a valorização e respeito às diferenças no campo educacional.
Presidente - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES