Banca de QUALIFICAÇÃO: DELZA CRISTINA PINHEIRO

DISCENTE: DELZA CRISTINA PINHEIRO
DATA: 30/11/2022
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: BRINCADEIRAS/BRINQUEDOS DE CRIANÇAS TEM GÊNERO? Representações sociais das professoras da Creche Escola Elza Maria Rodrigues da Silva
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; Brincar; Representações sociais; Educação Infantil
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa insere-se no âmbito de um mestrado profissional, no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão UFMA. Desenvolve-se a partir da seguinte questão problematizadora: Como as representações sociais sobre gênero das professoras influenciam nas escolhas das brincadeiras/brinquedos das crianças da educação infantil da creche Maria Elza Rodrigues da Silva. O estudo tem como objetivo geral investigar e analisar como as representações sociais sobre gênero das professoras influenciam nas escolhas das brincadeiras/brinquedos das crianças da educação infantil da Creche Maria Elza Rodrigues da Silva visando a construção coletiva de um Caderno do Brincar. E os objetivos específicos estão direcionados para perceber como se dá a brincadeira livre no ambiente da escola sem distinções de gênero, permitindo os atravessamentos das crianças nas fronteiras do brincar; descrever e analisar como meninas e meninos participam das brincadeiras e que papeis desempenham usando a imaginação e a ludicidade para compor sua identidade; analisar os conhecimentos que as professoras demonstram sobre as questões de gênero na primeira infância; construir um produto educacional (Caderno do Brincar) para a superação das desigualdades quanto ao gênero entre as crianças da primeira infância nos espaços coletivos das instituições educacionais a fim de minimizar impactos ocasionados por manifestações de preconceitos, ideias sexistas e diferenciações de gênero. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa se caracteriza de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, tem como técnicas de coleta de dados a observação não participante e como instrumentos de pesquisa faremos uso das entrevistas semiestruturadas. A pesquisa está sendo realizada em uma Unidade de Educação Básica de educação Infantil (UEB), na cidade de São Luís. Almejamos como produto da nossa pesquisa, construir coletivamente um caderno do brincar como guia de orientações com sequências didáticas, que servirá de instrumento para nortear as professoras em suas práticas na perspectiva de construção de uma Educação para a Igualdade de gênero. A pesquisa está organizada em quatro seções que ainda estão em construção e foram utilizados referenciais bibliográficos com estudiosos da área como: Aries (2019), Kulhman (2015), Kishimoto (2002), Didenot (2011), Finco (2005), Louro (2014) dentre outras.
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE