Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDRO LUCENA MOTA

DISCENTE: ALEXSANDRO LUCENA MOTA
DATA: 12/09/2014
LOCAL: Auditório do Prédio de Pós-Graduação - CCET
TÍTULO: Vórtices BPS na eletrodinâmica de Maxwell-Higgs com acoplamento não mínimo violando as simetrias de CPT e de Lorentz
PALAVRAS-CHAVES: Defeitos topológicos, violação das simetrias de Lorentz e CPT, vórtices BPS.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física das Partículas Elementares e Campos
ESPECIALIDADE: Teoria Geral de Partículas e Campos
RESUMO: Os primeiros estudos sobre vórtices BPS foram realizadas no marco teórico do modelo padrão estendido (MPE). Especificamente, foram estudados os efeitos da quebra de Lorentz sobre os vórtices obtidos na eletrodinâmica de Maxwell-Higgs. Também, foram estudadas a formação de vórtices em modelos (1+2)-dimensionais obtidos via redução dimensional do setor Abeliano do MPE. Entre os diversos efeitos da quebra de Lorentz podemos citar: controle da amplitude e largura do vórtice, inversão do campo magnético, fluxo magnético quantizado com dependência explícita nos coeficientes da quebra de Lorentz, etc. Nesta dissertação estudamos a existência de vórtices topológicos em um modelo de Maxwell-Higgs cuja derivada covariante é modificada pela inclusão de um termo CPT-ímpar, o qual quebra a simetria de Lorentz devido a presença de um campo de fundo vetorial. A interação, que gera um sistema de equações auto-duais de primeira ordem, inclui um potencial (módulo de fi elevado a 4) e um acoplamento derivativo (módulo de rô i vezes fi elevado a 4). Apesar das equações auto-duais serem bem diferentes daquelas do modelo de Maxwell-Higgs, os vórtices obtidos se comportam como aqueles de Aharonov-Nielsen-Olesen, mas a escala de massa depende explicitamente do coeficiente que controla a quebra de Lorentz.
Interno - 2133559 - LUIS RAFAEL BENITO CASTRO
Interno - 1207284 - MANOEL MESSIAS FERREIRA JUNIOR