Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX DE QUEIROZ COSTA

DISCENTE: ALEX DE QUEIROZ COSTA
DATA: 08/04/2021
LOCAL: Googlemeet
TÍTULO: Efeitos de termos de ordem superior e acoplamentos não-mínimos sobre a gravitação de Einstein-Hilbert
PALAVRAS-CHAVES: Einstein-Hilbert, Teorias gravitacionais. Propagador do gráviton. Barnes-Rivers. Modelo bumblebee. Violação da simetria de Lorentz.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física das Partículas Elementares e Campos
ESPECIALIDADE: Teoria Geral de Partículas e Campos
RESUMO: Esta dissertação tem por objetivo revisar aspectos da gravitação de Einstein, focando nas técnicas de cálculo do propagador de Feynman do gráviton na teoria de Einstein-Hilbert e em modelos gravitacionais modificados. Para esse fim, apresentamos e usamos o formalismo de projetores tensoriais, adequados para a realidade do campo gravitacional (campo de spin-2), na famosa base de Barnes-Rivers. Frisamos que para cada modelo de gravidade considerado existe um conjunto distinto de operadores que formam uma álgebra fechada, e que o formalismo de projetores tensoriais só funciona quando consideramos o conjunto adequado para cada cenário específico. Tal formalismo, além de muito elegante, é bastante poderoso por permitir calcular o propagador do gráviton em teorias gravitacionais diversas. De posse do propagador, obtemos as relações de dispersão, que permitem acessar informações atinentes a propagação de sinais e sobre as excitações da teoria. Neste trabalho, revisamos o cálculo do propagador do gráviton em quatro teorias distintas. A primeira delas é a gravitação de Einstein-Hilbert não-massiva, onde consideramos a densidade lagrangiana apenas composta pelo escalar de Ricci (R). A segunda consiste numa versão estendida da teoria gravitacional de Einstein-Hilbert, modificada por termos quadráticos, ou seja, além do escalar de Ricci, a lagrangiana desse modelo conta com termos do tipo R^2 e R^μν R_μν. A terceira é a gravitação de Einstein-Chern-Simons, que é uma teoria para gravidade em (2+1) dimensões. Neste modelo, os operadores que constituem a base de Barnes-Rivers não formam um conjunto fechado, necessitando de uma versão estendida para a obtenção do propagador. Por fim, abordamos uma teoria de gravitação constituída pelo acoplamento entre o campo bumblebee (b^μ) e a lagrangiana de Einstein-Hilbert. Aqui também se faz necessária uma extensão da base de Barnes-Rivers, através de projetores que contenham o campo bumblebee, que é o violador da simetria de Lorentz.
Presidente - 1207284 - MANOEL MESSIAS FERREIRA JUNIOR
Externo à Instituição - ROBERTO VINHAES MALUF CAVALCANTE - UFC