SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA 25/11/2021

2021-11-25 10:27:34.458

TÍTULO: "Quebra espontânea de simetria, fases exóticas e contagem de bosons de Nambu-Goldstone"

PALESTRANTE:  Prof. CARLOS HERNASKI (UEL – Universidade Estadual de Londrina)

Resumo: Faremos uma discussão sobre um sistema envolvendo um grau de liberdade por sítio numa rede com interação até segundos vizinhos. As interações são escolhidas de modo a produzir frustração. Em temperatura zero, o sistema realiza diversas transições de fase quânticas tanto tipo gapped-gappless, quanto gapless-gaplesss, fornecendo uma rica estrutura de espaço de fase com fases desordenadas, homogêneas e moduladas, se encontrando num ponto de Lifshtz quântico. Nós realizaremos uma análise detalhada do comportamento crítico quântico, discutiremos o mecanismo que leva às transições de fase e a natureza dos bosons de Goldstone.

LINK: meet.google.com/sjg-qwyp-vvt    Data: 25/11/2021, 5a-feira, às 17:00 H