Banca de DEFESA: ELVIS JOHEL AQUINO CURI

2022-07-04 10:38:56.82

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELVIS JOHEL AQUINO CURI
DATA: 26/07/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Oscilações não radiais e propriedades estelares globais de estrelas compactas anisotrópicas usando equações de estado realísticas.
PALAVRAS-CHAVES: oscilações não radiais, anisotropia, estrelas de nêutrons, ondas gravitacionais
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física das Partículas Elementares e Campos
ESPECIALIDADE: Teoria Geral de Partículas e Campos
RESUMO: Neste trabalho, fizemos um estudo sistemático de como a frequência da onda gravitacional do modo fundamental de estrelas compactas é afetada por pressões anisotrópicas usando equações de estado realísticas. Nosso estudo é uma extensão do trabalho realizado por Doneva [Phys. Rev. D 85 (2012) 124023], onde foi utilizada uma equação de estado politrópica. Para atingir nosso objetivo, consideramos estrelas compactas que são construídas usando equações de estado no contexto da teoria de campo médio relativística para o caso de estrelas hadrônicas, e no contexto do modelo MIT para o caso de estrelas de quarks. A fim de obter alguma informação que nos permita detectar a anisotropia em estrelas compactas, também estudamos e analisamos o comportamento de várias grandezas estelares, por exemplo, o desvio para o vermelho gravitacional, a massa estelar, o raio, entre outras. Adicionalmente, discutimos estrelas híbridas anisotrópicas sem fase mista que são construídas usando equações de estado no contexto da teoria de campo médio relativística (fase hadrônica) e equações de estado no contexto do modelo de Nambu-Jona-Lasinio (NJL) (fase quarkiônica). Neste caso, estudamos o comportamento das grandezas macroscópicas de massa e raio. Concluímos que os efeitos anisotrópicos podem ter consequências importantes, que estão fortemente relacionadas com o parâmetro anisotrópico e à equação de estado da matéria. Adicionalmente, realizamos uma comparação com dados observacionais e mostramos que o parâmetro anisotrópico λ pode ser usado como um parâmetro de ajuste para reproduzir dados observacionais de massa e raio de estrelas de nêutrons.
Co-orientador - 232.906.568-02 - CESAR OSWALDO VASQUEZ FLORES
Externo à Instituição - CÉSAR HENRIQUE LENZI - ITA