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Área de Concentração

Doutorado
POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
O Curso de Doutorado está organizado por uma área de concentração e duas linhas de pesquisa, sendo que cada linha agrega dois grupos de pesquisa, e, vinculados a estes encontram-se os projetos de pesquisa dos docentes e discentes, representando assim uma relação de interdependência e de integração na dinâmica do Programa/Curso. Cada grupo é coordenado por um professor do corpo permanente. A Área de Concentração reúne estudos pluridisciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares de natureza histórica, teórica ou teóricoempírica das políticas e práticas educativas na realidade nacional e/ou numa perspectiva comparada com outros países. Nessa direção, analisa as demandas educacionais numa relação com políticas de Estado e práticas educativas, considerando os determinantes e processos de desenvolvimento, mediados por relações de poder. Reconhece que as políticas educacionais manifestam-se em produtos, tais como textos normativos, programas e documentos, e influenciam-se por teorias e por interesses pragmáticos, podendo induzir adesões ou resistências, na relação com as assimilações ou reinterpretações da multiplicidade de sujeitos/grupos sociais da prática educativa em contextos e tempos marcados por diferenças e diversidade. Na perspectiva histórica valorizará o movimento de transformação das instituições educativas, das ideias pedagógicas e das políticas e ações educativas, da cultura material e escolar, na relação com atores individuais ou coletivos, Também, incluirá pesquisas sobre: ação do Estado na relação com a sociedade civil no processo de agendamento, formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas e sistemas educacionais, seus condicionantes e instrumentos normativos; representação, teorização e materialização das reformas educacionais e das práticas curriculares e educativas, seus significados/sentidos político-pedagógicos na garantia do direito à educação, à formação humana e à inclusão social.
Linha(s) de Pesquisa:
› HISTÓRIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
No campo da história da educação, inclui a história das instituições escolares e dos sujeitos sociais da educação, a cultura material e escolar, o livro, a leitura e os espaços de sociabilidade, por meio do resgate da memória, biografias e autobiografias. No campo das Políticas Educacionais, por meio de diferentes abordagens teórico-metodológicas, investiga as relações entre educação e sociedade, destacando o papel do Estado, das instituições escolares e dos sujeitos sociais na formulação, implementação, e avaliação de políticas educacionais, numa interação/conexão com o mundo do trabalho no espaço/tempo. Analisa as reformas educativas e seus condicionantes, a gestão e organização de sistemas educacionais e de instituições educativas.
› INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS, CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
Esta linha adota as instituições educativas como objeto de análise, enquanto espaços de formação do cidadão e recriação de conhecimentos e de realização de práticas educativas. Destaca a escola como unidade de processos e relações diversas, por vezes, contraditórias, construídas nas experiências cotidianas, nas quais interagem as dimensões pedagógica, organizacional, sócio histórica e político-cultural. Nesta linha de pesquisa, destacam-se também, como objeto de estudo, os saberes escolares e a formação do educador, elementos relevantes para a compreensão do processo de formação escolar. Os saberes escolares serão analisados a partir de categorias teóricas, tais como: ideologia, trabalho, cultura, poder e controle social, currículo oficial e currículo real, desvelando interesses e critérios presentes na seleção e organização dos conteúdos escolares. A formação do educador é analisada numa articulação com a história de constituição das instituições formadoras e da profissão docente. O trabalho docente é compreendido numa dimensão sociohistórica e sendo tratado, nesta linha, em suas condições subjetivas, objetivas e em todos os níveis e modalidades de ensino. Dessa forma, entende-se que esta linha de pesquisa contribui para a intensificação da produção teórica, permitindo a leitura crítica de realidades específicas, marcadas por condições econômicas, políticas, culturais e sociais adversas. No contexto regional, a relevância torna-se bem maior, considerando o confronto das intenções das políticas educacionais com as experiências da população e os resultados educacionais.
Mestrado
EDUCACAO
Linha(s) de Pesquisa:
› ESTADO E GESTAO EDUCACIONAL
› INSTITUICOES ESCOLARES, SABERES E PRATICAS EDUCATIVAS
› ESTADO E GESTÃO EDUCACIONAL
› INSTITUIÇÕES ESCOLARES, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
› INSTITUIÇÕES ESCOLARES, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
› HISTÓRIA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA
› DIVERSIDADE, CULTURA E INCLUSÃO SOCIAL
› INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS, CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
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