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MESTRADO


LINHAS E GRUPOS DE PESQUISA 

 

As linhas de pesquisa do PPGE são delineadas com base numa demanda da realidade associada às condições de funcionamento do curso. Há uma preocupação no direcionamento da produção científica relacionada com a promoção da interdisciplinaridade, da produção coletiva e, principalmente, do estudo de temas em sua maior amplitude e profundidade. Os grupos estão vinculados diretamente às linhas de pesquisa. Reúnem-se sistematicamente nas salas de pesquisa do PPGE, podendo deles participar, além de professores e alunos da Graduação e Pós-Graduação, profissionais das redes pública e privada de ensino.

 

LINHA 1 - História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Humana.

  • História e Memória da Educação Maranhense – GHIMEM
  • Políticas, Gestão educacional e Formação humana

 

LINHA 2 - Instituições educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente.

  • Escola, Currículo e Formação Docente
  • Educação e Representações Sociais

 

LINHA 3 - Diversidade, Cultura e Inclusão Social.

  • Educação Especial – GPEE
  • Educação, Mulheres e Relações de Gênero - GEMGe

 

DESCRIÇÃO

 

LINHA 1 - História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Humana

Ementa: Por meio de diferentes abordagens teórico-metodológicas investiga as relações entre educação e sociedade, destacando o papel do Estado, das instituições escolares e dos sujeitos sociais na elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas educacionais, numa interação/conexão com o mundo do trabalho no espaço-tempo. No campo da história da educação, inclui a história das instituições escolares e dos sujeitos sociais da educação, a cultura material e escolar e o livro, a leitura e os espaços de sociabilidade, por meio do resgate da memória, biografias e autobiografias. No campo das Políticas Educacionais, inclui entre outros temas as reformas educativas e seus condicionantes, as relações movimentos sociais e educação, a gestão e organização dos sistemas educacionais e das instituições educativas e as conexões entre sistema produtivo, trabalho e educação. No campo da cultura e produção de conhecimentos, enfatiza as relações entre saberes e poderes na escola e nas práticas escolares, os movimentos sociais urbanos e cotidiano escolar, enfatizando também a segregação espacial e escolar, com destaque para a linguagem e os problemas relativos aos diferentes códigos linguísticos.

Grupos de Pesquisa da Linha 1:

GP 1.1 - História e Memória da Educação Maranhense (GHIMEM). Investiga a reconstrução da história da educação em solo maranhense, através do resgate de sua memória vem fortalecer as análises do vazio e lacunas historiográficas, que há muito reclamam providências. Assim, esta linha de pesquisa se caracteriza por atividades de interação historiográfica no nosso espaço-tempo educacional, que tem exigido reflexão histórica, ordenamento das fontes disponíveis, num processo contínuo entre passado e presente. Tem como Eixos de Interesse: História da educação e da educação da infância; Instituições escolares e sujeitos da história da educação; Cultura material e escolar; História do livro, da leitura e dos espaços de sociabilidade; História da profissão docente; e Biografia e Autobiografia docente e Memória de professores. Professores Participantes: Prof. Dr. César Augusto Castro; Prof.ª Dr.ª Diomar das Graças Motta, Prof.ª Dr.ª Delcineide Maria Ferreira Segadilha, Prof.ª Dr.ª Iran de Maria Leitão Nunes e Prof. Dr. Samuel Luis Velazquez Castellanos.

GP 1.2 – Políticas, Gestão educacional e Formação humana. Investiga as relações entre as transformações sociais, culturais, econômicas, políticas e suas influências nas alterações dos formatos do Estado e no campo educacional; a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas educacionais governamentais e não-governamentais; os movimentos sociais e educação; o financiamento, a gestão e organização dos sistemas educacionais e das instituições educativas em todos os níveis e modalidades; as políticas curriculares da educação básica e superior; as políticas de formação e trabalho do profissional da educação; e as relações entre sistema produtivo, trabalho e educação, cultura e linguagem, poder político e econômico. Estuda a Epistemologia da Política Educacional como um campo de conhecimento interdisciplinar. Temo como Eixos de interesse: Gestão de sistemas educacionais e de instituições educativas; Educação básica e educação superior (níveis e modalidades); Elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de programas educacionais; Políticas de formação e trabalho do profissional da educação; Trabalho, educação e movimentos sociais e Educação e linguagem (linguística). Professores Participantes: Prof. Dr. Antonio Paulino de Sousa; Profa. Dra. Francisca das Chagas Silva Lima; Profa. Dra. Lucinete Marques Lima, Profa. Dra. Maria José Pires Barros Cardoso; Prof. Dr. Angelo Rodrigo Bianchini; Prof.ª Dr.ª Cacilda Rodrigues Cavalcanti e Prof. Dr. Carlos André Sousa Dublante

 

LINHA 2: Instituições educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente

Ementa: Esta linha adota as instituições educativas como objeto de análise, enquanto espaços de formação do cidadão e recriação de conhecimentos e de realização de práticas educativas. Destaca a escola como unidade de processos e relações diversas, por vezes, contraditórias, construídas nas experiências cotidianas, nas quais interagem as dimensões pedagógica, organizacional e sócio histórica e político-cultural. Nesta linha de pesquisa, destacam-se como objeto de estudo os saberes escolares e formação do educador, como elementos relevantes para a compreensão do processo de formação escolar. Os saberes escolares serão analisados a partir de categorias teóricas, tais como a ideologia, trabalho, cultura, poder e controle social, currículo oficial e currículo real, desvelando interesses e critérios presentes na seleção e organização dos conteúdos escolares. A formação do educador é analisada numa articulação com a história de constituição das instituições formadoras e da profissão docente. Dessa forma, entende- se que esta linha de pesquisa contribui para a intensificação da produção teórica, permitindo a leitura crítica de realidades específicas, marcadas por condições econômicas, políticas, culturais e sociais adversas. No contexto regional, a relevância torna-se bem maior, considerando o confronto das intenções das políticas educacionais com as experiências da população e os resultados educacionais. O trabalho docente é compreendido numa dimensão sociohistórica e será tratado nesta linha em suas condições subjetivas e objetivas.

Grupos de Pesquisa da Linha 2:

GP 2.1 - Escola, Currículo e Formação Docente. Investiga os estudos do Grupo de Pesquisa objetivam compreender as relações que se produzem na escola com os saberes dos sujeitos envolvidos no processo educativo, saberes produzidos noutros espaços socioculturais, propiciando a criação/reconstrução de novas concepções e práticas curriculares. Assim, os estudos incidem na compreensão do currículo como prática sociocultural e, nesse sentido, direcionam-se também para a formação inicial e continuada de professores. Tem como Eixos de Interesse: Formação e Profissionalização Docente; Formação Docente: programas emergenciais de graduação, licenciaturas, inclusive as interdisciplinares; Currículo por Níveis e Modalidades de Ensino; Práticas Curriculares: currículo integrado, currículo organizado por ciclo e currículo por competências; Trabalho Docente Iniciante: implicações na trajetória profissional e Escolarização e profissionalização de Jovens e Adultos. Professores Participantes: Prof.ª Dr.ª Edinólia Lima Portela, Prof.ª Dr.ª Ilma Vieira do Nascimento; Prof.ª Dr.ª Lélia Cristina Silveira de Moraes, Prof.ª Dr.ª Maria Alice Melo e Prof.ª Dr.ª Maria Núbia Barbosa Bonfim.

GP 2.2 - Educação e Representações Sociais. Investiga a Teoria das Representações Sociais (TRS) que constitui um referencial teórico com amplo espectro de atuação, o que propicia a exploração do campo das representações simbólicas processadas no cotidiano, dando sentido a condutas e à construção da realidade a partir do seu sistema de referências, voltado para o conhecimento dos grupos humanos, dentre os quais se destaca o educacional. Este grupo de estudo e pesquisa com respaldo na TRS privilegia investigações voltadas para a educação, considerada em seus aspectos dinâmicos, que perpassam os caminhos da formação e da profissionalização docente, das práticas curriculares e da relação pedagógica que se dão no espaço movediço do cotidiano escolar. Tem como Eixos de Interesse: Teoria das Representações Sociais: formação e profissionalização docente; TRS nas relações pedagógicas; O cotidiano das instituições educativas à luz da TRS; TRS nas práticas curriculares e TRS: alteridade e dialogicidade. Professores Participantes: Prof.ª Dr.ª Maria Núbia Barbosa Bonfim; Prof.ª Dr.ª Ilma Vieira do Nascimento e Prof.ª Dr.ª Maria Alice Melo.

 

Linha 3 - Diversidade, Cultura e Inclusão Social

Ementa: Esta Linha de Pesquisa permite pensar e refletir sobre o estatuto do outro, sempre em uma perspectiva relacionada com a diferença e centrada na diversidade. As pesquisas vinculadas nesta Linha elegem como objeto de análise a cultura, o imaginário, a educação especial/inclusiva e as relações de gênero, evidenciando a mulher, como sujeito e objeto de estudo. Só assim a construção de novos conhecimentos possibilitará superar preconceitos, em uma aparente realidade contraditória e múltipla, apreendendo- a com o outro, de maneira que o lugar da diferença e da diversidade, não faça desaparecer as identidades, dando ensejo a inclusão no espaço acadêmico e, por conseguinte, social. Também, valoriza cultura em seu duplo sentido antropológico (conjunto das representações e dos comportamentos do homem, enquanto ser social; e processo dinâmico de socialização, pelo qual todos os fatos da cultura se comunicam e se impõem em determinada sociedade) e tem sua disseminação pelos processos educacionais ou pela difusão de informações em todas as estruturas sociais, através dos meios de comunicação de massa.

Grupos de Pesquisa da Linha 3:

GP 3.1 - Educação Especial – GPEE. Desenvolve estudos e investigações sobre as pessoas com dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, relacionadas as condições, disfunções, limitações, deficiências (física, intelectual ou visual). Desta forma, analisa-se a política de educação especial como expressão localizada da política educacional; discutem-se os procedimentos de estimulação precoce referentes à detecção de fatores de alto risco e a prevenção de deficiências; investiga-se o brincar no contexto hospitalar; analisa-se a formação de professores na educação especial/inclusiva e as práticas pedagógicas na família, na escola e em outras instituições e a inclusão de pessoas com deficiência na educação superior e no mercado de trabalho formal. Tem como Eixos de Interesse: Educação especial no contexto da educação brasileira; Educação inclusiva e práticas pedagógicas; Formação de professores em educação especial; Estimulação precoce e prevenção de deficiência; Políticas públicas nacionais; Brinquedoteca hospitalar; Educação especial/inclusiva: educação infantil, ensino fundamental e educação superior e Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal. Professores Participantes: Prof.ª Dr.ª Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho; Prof.ª Dr.ª Silvana Maria Moura da Silva e Prof.ª Dr.ª Thelma Helena Costa Chahini.

 

GP 3.2 - Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGe). Investiga o adentramento da mulher na vida pública, através de sua participação no campo educacional, que não tem conseguido dar-lhe visibilidade na estrutura acadêmica, exigindo que se elejam mecanismos para educar a sociedade nessas questões. Desta perspectiva o GEMGe pretende ampliar a visão feminista nas relações pedagógicas e nos processos de formação escolar. Isto impõe que se evidencie a mulher como sujeito e objeto de estudos das suas produções e de outros no sistema educacional, com vistas às relações igualitárias de gênero. Tem como Eixos de Interesse: História das mulheres; Relações de gênero; Sexualidade; Feminismo; Mulheres professoras; Gênero e etnia; Instituições escolares femininas; A mulher e a infância e Mulheres e religião. Professores Participantes: Prof.ª Dr.ª Diomar das Graças Motta; Prof.ª Dr.ª Iran de Maria Leitão Nunes; Prof.ª Dr.ª Raimunda Nonata da Silva Machado e Prof.ª Dr.ª Sirlene Mota Pinheiro da Silva.

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