Banca de DEFESA: TAMIRES COIMBRA BASTOS BORGES

2024-06-18 12:40:45.106

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMIRES COIMBRA BASTOS BORGES
DATA: 19/06/2024
LOCAL: PPGE/UFMA
TÍTULO: EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: em foco a formação de professores em São Luís-MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Educação Inclusiva. Formação de Professores. Políticas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como vem ocorrendo a formação de professores para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva em escolas regulares do ensino fundamental da rede pública de ensino em São Luís-MA. Possui como aporte teórico, dentre outros, Caiado (2003), Carvalho; Moraes (2015), Costa (2013), Duarte (2010), Kassar (2014), Martins (2010), Saviani (1998). Trata-se de pesquisa qualitativa de tipo bibliográfica, documental e de campo (MYNAIO, 1994) cujo método é o materialismo histórico-dialético (MARX; ENGELS, 1998; KOSIK, 1969), sobretudo no que se refere às categorias historicidade, praxis, totalidade e contradição. Foram utilizados questionários mistos como instrumentos de coleta de dados. Os participantes da pesquisa constituíram dois grupos: professores do ensino regular e professores do Atendimento Educacional Especializado. Os dados foram organizados, codificados, categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo tal como proposta por Bardin (2011). Os resultados demonstram que as percepções docentes são convergentes com as hipóteses desta pesquisa: o entendimento que os professores desenvolvem em relação à inclusão escolar do aluno público-alvo da educação especial apresenta-se positivamente à inclusão, embora o sentimento de insegurança, dúvida e pessimismo frente à inclusão esteja presente no discurso desses professores. Além disso, confirmou-se também a seguinte hipótese: os professores não se sentem preparados para trabalhar com alunos público-alvo da educação especial nas salas de aula de ensino regular, pois não consideram que sua formação seja suficiente ou adequada para a efetivação da inclusão de alunos público-alvo da educação especial em suas salas de aula. Para tanto defende a tese de que que a educação escolar pública é direito de todos e a formação continuada de professores é um dos elementos fundamentais para a efetividade da educação inclusiva nas salas de aula de ensino regular, por conseguinte a formação docente deve ultrapassar os conteúdos meramente técnicos e práticos e promover espaços de reflexões coletivas para a construção de saberes teóricos que possibilite o desenvolvimento de uma atuação docente crítica.
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA