Banca de QUALIFICAÇÃO: HADRYAN LIMA RODRIGUES
2024-06-26 08:45:24.182
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HADRYAN LIMA RODRIGUES
DATA: 29/07/2024
HORA: 15:30
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: NO LABIRINTO DE GAIA: caminhos da Educação Ambiental no IFMA repercutidos no cotidiano da sala de aula
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Representações Sociais. Ensino Médio
Integrado. Professores. IFMA.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: PEste estudo decorre da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em
Educação (PPGE), Doutorado em Educação, da Universidade Federal do Maranhão
(UFMA), e tem por objetivo captar as representações sociais de Educação Ambiental
que circulam no cotidiano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão (IFMA), tendo como referência as informações obtidas no Projeto
Pedagógico Institucional (PPI), no Plano do Curso Técnico em Meio Ambiente, e nos
dizeres dos professores deste curso sobre a abordagem das demandas ambientais
na Instituição. Elege como campo de investigação o campus São Luís Centro
Histórico, sendo que o universo amostral é constituído por professores deste
campus. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Moscovici
em 1961, por entender haver muitos pontos de convergência entre os princípios
teóricos dessa teoria e o objeto de estudo. A pesquisa orienta-se nas questões:
Como o IFMA aborda a Educação Ambiental através de documentos institucionais: o
PPI e o Plano do Curso de Técnico em Meio Ambiente? Como os professores do
IFMA representam a Educação Ambiental vivenciada no cotidiano da Instituição? O
procedimento metodológico recorre à abordagem qualitativa, além de pesquisa
bibliográfica e documental. Utiliza a técnica de análise de conteúdo, proposta por
Bardin (1977) para a análise dos documentos citados e das entrevistas
semiestruturadas que foram realizadas, além dos questionários de perfil aplicados
junto aos professores. A pesquisa propicia perceber indícios representacionais
sobre: a abordagem da Educação Ambiental contida no PPI, que sugere uma visão
integrada do ser humano, reconhecendo sua complexidade e interconexão com
aspectos histórico-culturais e com o meio ambiente; as especificações do Plano de
Curso Técnico em Meio Ambiente, que orientam o desenvolvimento curricular e as
práticas pedagógicas dos docentes; e as percepções expressas nas falas sujeitos,
que apontam para a existência de representações que podem redirecionar as
práticas, objetivos e estratégias referentes à Educação Ambiental no cotidiano do
IFMA.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 074.566.623-04 - MARIA NUBIA BARBOSA BONFIM
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Externo à Instituição - NATANAEL REIS BONFIM - UNEB