Banca de QUALIFICAÇÃO: HADRYAN LIMA RODRIGUES

2024-06-26 08:45:24.182

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HADRYAN LIMA RODRIGUES
DATA: 29/07/2024
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: NO LABIRINTO DE GAIA: caminhos da Educação Ambiental no IFMA repercutidos no cotidiano da sala de aula
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Representações Sociais. Ensino Médio Integrado. Professores. IFMA.
ÁREA: Educação
RESUMO: PEste estudo decorre da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), Doutorado em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e tem por objetivo captar as representações sociais de Educação Ambiental que circulam no cotidiano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), tendo como referência as informações obtidas no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), no Plano do Curso Técnico em Meio Ambiente, e nos dizeres dos professores deste curso sobre a abordagem das demandas ambientais na Instituição. Elege como campo de investigação o campus São Luís – Centro Histórico, sendo que o universo amostral é constituído por professores deste campus. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Moscovici em 1961, por entender haver muitos pontos de convergência entre os princípios teóricos dessa teoria e o objeto de estudo. A pesquisa orienta-se nas questões: Como o IFMA aborda a Educação Ambiental através de documentos institucionais: o PPI e o Plano do Curso de Técnico em Meio Ambiente? Como os professores do IFMA representam a Educação Ambiental vivenciada no cotidiano da Instituição? O procedimento metodológico recorre à abordagem qualitativa, além de pesquisa bibliográfica e documental. Utiliza a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977) para a análise dos documentos citados e das entrevistas semiestruturadas que foram realizadas, além dos questionários de perfil aplicados junto aos professores. A pesquisa propicia perceber indícios representacionais sobre: a abordagem da Educação Ambiental contida no PPI, que sugere uma visão integrada do ser humano, reconhecendo sua complexidade e interconexão com aspectos histórico-culturais e com o meio ambiente; as especificações do Plano de Curso Técnico em Meio Ambiente, que orientam o desenvolvimento curricular e as práticas pedagógicas dos docentes; e as percepções expressas nas falas sujeitos, que apontam para a existência de representações que podem redirecionar as práticas, objetivos e estratégias referentes à Educação Ambiental no cotidiano do IFMA.
Presidente - 074.566.623-04 - MARIA NUBIA BARBOSA BONFIM
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO