Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: ILMA FATIMA DE JESUS

2024-07-08 12:48:57.856

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILMA FATIMA DE JESUS
DATA: 26/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e via sistema remoto para os membros
TÍTULO: EDUCAÇÃO NO QUILOMBO PIQUI DA RAMPA, VARGEM GRANDE, MARANHÃO: o olhar das professoras quilombolas
PALAVRAS-CHAVES: Educação Escolar Quilombola. Quilombo Piqui da Rampa. Professoras quilombolas.
PÁGINAS: 316
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO: A pesquisa realizada no Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem como objetivo analisar a Educação no Quilombo Piqui da Rampa, Vargem Grande, Maranhão, a partir do olhar das professoras quilombolas, e perpassa a história e política educacional das escolas quilombolas para identificar se são utilizadas as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. O estudo, que insere nossa trajetória com a temática, utiliza o referencial teórico-metodológico que aprofunda o conhecimento sobre a educação, relações étnico-raciais e a educação escolar quilombola, como: Gomes, Gonzalez, Munanga, Silva, e inclui a questão de gênero, de raça/etnia na educação, sobre a mulher negra, feminismo negro e mulherismo africana com hooks, Collins e Hudson-Weems, epistemologias africanas de gênero com Oyěwùmí, os enfoques epistemológicos decoloniais com Vergès, que indicam a necessidade de ruptura com o eurocentrismo para valorização dos saberes e reconhecimento dos conhecimentos alternativos. Os principais resultados da pesquisa detectam que as professoras quilombolas passaram a utilizar as referidas Diretrizes na prática pedagógica devido ao fato de que as escolas quilombolas não contam com materiais didáticos para que a história e cultura afro-brasileira e africana esteja presente no cotidiano escolar, o que nos leva à conclusão de que é necessário construir esses materiais a partir da própria história local, o que sugere a adoção de uma pedagogia quilombola.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Interno - 407369 - CESAR AUGUSTO CASTRO
Externo à Instituição - CINTIA SANTOS DIALO - UEMS
Externo à Instituição - GEORGINA HELENA LIMA NUNES - UFPel
Presidente - 407568 - IRAN DE MARIA LEITAO NUNES
Interno - 3556517 - RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO
Externo ao Programa - 1798230 - VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA

fim do conteúdo