Banca de DEFESA: LETICIA SILVA LIMA

DISCENTE: LETICIA SILVA LIMA
DATA: 18/07/2024
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação
TÍTULO: MULHER, ENGENHEIRA E PROFESSORA: trajetórias de mulheres docentes das engenharias na Universidade Estadual do Maranhão/Campus Paulo VI
PALAVRAS-CHAVES: Mulher; Docência; Ciências Exatas; Trajetória.
ÁREA: Educação
RESUMO: O percurso para a educação feminina foi irreversível ao longo da história. As mulheres, outrora vistas como seres inaptos, hoje ocupam campos externos e públicos, podendo exercer cargos de poder, liderar pesquisas científicas e sendo finalmente legitimadas como detentoras de capacidades e saberes. Nesse sentido, considerando essa ocupação em todos os espaços sociais e a crescente inserção de mulheres em lugares tradicionalmente ocupados por homens, destaca-se que o estudo proposto tem como problema a seguinte questão: quais são as implicações das relações de gênero na presença de mulheres professoras nos espaços acadêmicos dos cursos de exatas? Para responder a essa questão, o objetivo deste estudo é analisar as implicações das relações de gênero e da divisão sexual do trabalho nas trajetórias profissionais de mulheres professoras, a partir de seu ingresso na docência dos cursos de graduação em Engenharia da Universidade Estadual do Maranhão. Como participantes, destacamos cinco professoras atualmente efetivas dos departamentos de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Maranhão, que se adequam aos critérios de inclusão escolhidos para comporem a pesquisa. A análise dos conteúdos, conforme Bardin (2011), revela os achados da pesquisa: de cinco professoras, apenas duas reconheceram que a existência feminina moldou seus percursos acadêmicos e profissionais em um ambiente majoritariamente masculinizado, caracterizando parcial ausência crítica do corpo docente feminino sobre os reflexos do gênero na trajetória de mulheres na atualidade. Destaca-se a necessidade de mais estudos que abordem a trajetória das mulheres que atualmente ocupam lugares de poder nas universidades, a fim de dar visibilidade a seus trabalhos e existências.
Presidente - 407568 - IRAN DE MARIA LEITAO NUNES
Interno - 2435698 - SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA