Banca de DEFESA: MARIA ELINETE GONÇALVES PEREIRA

2024-07-16 13:38:49.199

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ELINETE GONÇALVES PEREIRA
DATA: 26/07/2024
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PRÁTICA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: entre a normatividade e o currículo em ação
PALAVRAS-CHAVES: BNCC e DCTMA; currículo escolar; prática pedagógica; políticas educacionais.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Este estudo, iniciado em 2020, foi impactado pela pandemia global de COVID-19, a qual exacerbou desigualdades sociais sob a influência da sociabilidade capitalista, marcando a conjuntura mundial contemporânea. Integra a Linha de Pesquisa: Instituições Educativas, Currículo Formação e Trabalho Docente. O objetivo central é analisar a influência da BNCC na organização do currículo escolar do Ensino Fundamental do município de Imperatriz – MA e na prática pedagógica dos professores, posto que a BNCC, aprovada em dezembro de 2017, normatiza a elaboração dos currículos da educação básica brasileira. Os participantes desta pesquisa foram trinta e cinco professores e quatro coordenadores pedagógicos de quatro escolas da respectiva rede de ensino. Com esse objetivo, o estudo parte da historicidade do currículo escolar, baseado em Goodson (1995), Apple (2001;2006), Saviani (2013ª, 2016) e Santomé (2013). As evidências dessa historicidade indicaram que o currículo escolar, desde sua origem, tencionou o controle social nas sociedades. E permanece na contemporaneidade, por meio de novas dinâmicas e estratégias que convergem para o tempo atual. Porém, a seleção e a distribuição do conhecimento escolar nessa perspectiva dificultam a emancipação dos sujeitos. Assim, transformar essa realidade exige uma abordagem crítica do conhecimento que se dará através da práxis pedagógica, que vai além de simplesmente ensinar conteúdos aos alunos. É um processo dinâmico e interativo, que envolve ação, reflexão e transformação, indo ao encontro do pensamento de Vázquez (2007), Young (2014; 2007), Sacristán (2000), Freire (2014) e Saviani (2013ª), que coadunam uma concepção de currículo crítico e transformador do sujeito, assumido neste estudo. O aporte teórico e metodológico adotado nessa pesquisa, abrangendo a conjuntura política, econômica e social, situa a BNCC como uma política curricular que prioriza as determinações neoliberais e secundariza a formação histórica e social dos sujeitos. A BNCC tem sido implementada por meio da elaboração de currículos regionais, estaduais e locais, como ocorrido no Estado do Maranhão, por meio da construção do DCTMA. Assim, esta tese argumenta que a implementação de uma política é influenciada pelo contexto social e pelas condições materiais presentes na instituição, ou seja, transcende o conhecimento e aplicação de normas, compreendendo concepções, valores, culturas, disponibilidade de recursos, identidades pessoais, profissionais e interesses dos sujeitos envolvidos. Consequentemente, o processo normativo estabelecido pela BNCC e pelo DCTMA não impedem que a escola crie e desenvolva seu próprio currículo. Esta pesquisa orientou-se pelo método do materialismo histórico-dialético imbricado pelas categorias da totalidade, historicidade, contradição e da mediação, movimentando-se no campo da pesquisa qualitativa. Foram realizados o estado da questão, que examinou o alcance do objeto nas pesquisas científicas; a pesquisa bibliográfica e documental; utilizando as técnicas de observação, do questionário e da entrevista semiestruturada para coletar dados do campo empírico. Além disso, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), que designou as categorias específicas, analisadas pelo método mencionado. No universo pesquisado, que reflete apenas uma amostra dos profissionais da rede municipal de ensino, observam-se diversas perspectivas sobre a efetividade da BNCC. No entanto, há um consenso entre eles: a BNCC não é o único referencial utilizado, e quando aplicada, muitas vezes as diretrizes são organizadas de acordo com a realidade e as necessidades locais. Isso indica que há flexibilidade na implementação das normas estabelecidas pelo documento, a partir da elaboração de outras possibilidades curriculares condizentes com os contextos específicos de ensino e aprendizagem.
Externo à Instituição - ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES – UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
Externo à Instituição - ELIANE MARIA PINTO PEDROSA - IFMA
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO