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Banca de DEFESA: YURI BARROS LOBO DA SILVA

2025-05-05 10:44:05.226

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YURI BARROS LOBO DA SILVA
DATA: 29/05/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e via sistema remoto para os membros
TÍTULO: CASARÕES, TOADAS E AZULEJOS: a Educação Patrimonial em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luís, MA
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores; Currículo; Interdisciplinaridade; Educação Patrimonial
PÁGINAS: 407
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Em uma capital como São Luís, MA, que possui significativos patrimônios culturais, o trabalho educativo desempenha um papel essencial na valorização desses bens. A Educação Patrimonial é uma abordagem na qual o patrimônio cultural serve como base para o ensino e a aprendizagem. Este estudo analisa o trabalho educativo em Educação Patrimonial realizado por professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Luís. Entre as dimensões abordadas, destacam-se: as implicações para a formação de professores e a interdisciplinaridade no trabalho educativo na Educação Patrimonial; as repercussões dos documentos curriculares para o trabalho educativo na Educação Patrimonial; e os desafios e as possibilidades decorrentes das experiências escolares investigadas, relacionadas à Educação Patrimonial. Para fundamentar as discussões, recorremos a autores como Florêncio et al. (2014), Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Reis, Cardozo e Princival (2019), Silveira e Bezerra (2017) e Zanon, Magalhães e Castelo Branco (2020), no campo da Educação Patrimonial. Ademais, baseamo-nos em autores como Duarte (2001, 2003, 2006, 2021), Gramsci (1989, 2010), Kosik (1969), Leontiev (2004), Malanchen (2014, 2020), Marsiglia e Martins (2010, 2013), Marx e Engels (2007), Mazzeu (2007), Mészáros (2005) e Saviani (2008, 2011, 2019, 2020, 2021) para fundamentar nossas análises na perspectiva histórico-crítica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, orientada pela concepção histórico-crítica. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com professores das escolas participantes do estudo e por meio de uma pesquisa documental em fontes como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), o Documento Curricular do Território Maranhense (Maranhão, 2019) e a Proposta Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede pública de São Luís (São Luís, 2023). A análise dos dados seguiu o método hermenêutico-dialético, conforme Minayo (2002, 2012), e os procedimentos metodológicos para a pesquisa qualitativa em Educação descritos por Lüdke e André (2013). Esse método considera que as falas dos sujeitos estão inseridas em seu contexto, demandando uma compreensão que ultrapasse a superficialidade, indo além da aparência para atingir a materialidade histórica subjacente. Em nossas considerações finais, indicamos que o trabalho educativo relacionado à Educação Patrimonial nas escolas municipais de ensino de São Luís, MA, é desenvolvido de forma pontual e fragmentada devido à falta de familiaridade dos professores com essa abordagem. Apesar disso, os docentes reconhecem o potencial pedagógico dos bens patrimoniais para contextualizar conteúdos escolares e promover o engajamento dos estudantes. Contudo, a abordagem atual é limitada por condições históricas e materiais que fragilizam o trabalho educativo, tais como a alta carga horária de trabalho, a indisponibilidade de tempo qualificado para o planejamento e a ausência de recursos e materiais formativos, o que restringe a articulação dessa temática com os componentes curriculares e entre eles. Consideramos que a superação dessas barreiras requer uma formação de professores contínua e sistematizada, fundamentada em uma mediação histórico-crítica que articule teoria e prática. Além disso, é fundamental que sejam oferecidas condições de trabalho adequadas, que viabilizem um planejamento intencional e objetivo, potencializando a dimensão pedagógica do patrimônio cultural em direção à formação humana e à transformação da realidade social.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - IRIS MARIA RIBEIRO PORTO - UEMA
Externo ao Programa - 1281412 - KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Interno - 074.566.623-04 - MARIA NUBIA BARBOSA BONFIM

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