Banca de DEFESA: ANDRÉ LUCAS DOS SANTOS FERREIRA
2025-05-06 12:57:14.063
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ LUCAS DOS SANTOS FERREIRA
DATA: 12/05/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório de Multimídia PPGE e PPGPP
TÍTULO: TRANSBORDAMENTO DA ESCOLA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SÃO LUÍS-MA
PALAVRAS-CHAVES: transbordamentos de funções da escola; papel do professor; funções da escola
PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO: A pesquisa intitulada TRANSBORDAMENTO DA ESCOLA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO SÃO LUÍS-MA, se desenvolveu no âmbito da Universidade Federal do Maranhão, vinculada ao programa de Pósgraduação em Educação (PPGE/UFMA), Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente. Adotamos o conceito de Transbordamento, apresentado por Antônio Nóvoa (2005,2007), na obra Transbordamentos de funções, em que aponta que no século XIX e XX, a escola foi se consolidando e desenvolvendo, mas que nesse processo passou a receber uma diversidade de funções que geram impactos na vivência da escola. Tem como questão central: quais as concepções dos professores acerca do transbordamento de funções atribuídas à escola e como estes têm vivenciado esse fenômeno no ambiente escolar? Como objetivo geral, compreender o fenômeno do transbordamento de funções da escola, a partir da percepção de professores que atuam na rede pública municipal de ensino de São Luís / MA; e como objetivos específicos: a) discutir o papel político-social da escola e a existência do fenômeno do transbordamento de funções; b) caracterizar, a partir da percepção dos professores o fenômeno de transbordamento de funções da escola vivenciado no ambiente escolar, c) identificar a forma como os professores se sentem, diante da ação do transbordamento de funções na vivência escolar, analisando a interação entre o indivíduo e a sociedade, levando em conta as múltiplas dimensões do objeto de estudo e suas interrelações com a realidade. Sobre a perspectiva crítica, Harvey (1996) destaca o papel do discurso crítico na vida social, enfatizando que ele assimila todas as ocorrências das práticas sociais em diferentes contextos. Além disso, valoriza a relevância do discurso crítico como um agente de transformação social, assim como Resende e Ramalho (2004), os quais apresentam que, alicerçados no pensamento crítico, podemos analisar a relação do ser humano com a sociedade, considerando as diversas dimensões da existência e suas conexões com a realidade. Este estudo é de cunho qualitativo e consiste em uma investigação que combina estudos bibliográficos, de documentos e pesquisa de campo. Esta abordagem se qualifica a partir de investigação que tenta apreender de forma mais intensa aspectos da vida cotidiana, a fim de entender de que forma eles se organizam, como é destacado por Minayo (2016). O embasamento teórico é composto pelas contribuições de autores como: Nóvoa (1998, 2005, 2007, 2009); Saviani (2010; 2011; 2013); Gramsci (1986); Charlot (2005); Frigotto (1989; 2015,2017); Enguita (1998, 2004); Santos (2004); Vieira, Farias, (2007); Di Giorgi, Leite (2010), dentre outros. Os resultados demonstraram a presença desses transbordamentos nas funções da escola por meio das entrevistas realizadas, em que os professores afirmam que os transbordamentos são uma parte integrante do cotidiano escolar. Tanto os professores quanto a gestão da escola têm procurado diferentes maneiras de minimizar o impacto desses transbordamentos na vida dos alunos. Apesar de alguns transbordamentos apresentarem semelhanças, suas influências se revelam de forma única para cada profissional, refletindo suas reações diante desses desafios. Ao se fazer uma análise geográfica do local, pode-se concluir que as questões políticas e sociais do local afetam todos os envolvidos na dinâmica da escola, incluindo a administração escolar, o corpo docente e, principalmente, os estudantes.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1060060 - ALDA MARGARETE SILVA FARIAS SANTIAGO
Presidente - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Externo ao Programa - 2227630 - TALITA DE JESUS DA SILVA MARTINS