Banca de DEFESA: LUIS FERNANDO BOGEA PEREIRA
2025-05-06 14:58:59.356
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS FERNANDO BOGEA PEREIRA
DATA: 29/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DA PROEN (CEB VELHO)
TÍTULO: Concepção pedagógica do curso de enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão: uma análise
PALAVRAS-CHAVES: prática pedagógica; ensino superior; enfermagem; concepção
pedagógica; currículo.
PÁGINAS: 224
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo se propõe a analisar a concepção pedagógica do curso de
graduação em Enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade Federal do
Maranhão. Trata-se de um estudo exploratório, ancorado no referencial teórico-
metodológico do Materialismo Histórico-dialético e da Pedagogia Histórico-
crítica. Seu objetivo consistiu em analisar a concepção teórico-pedagógica
subjacente ao curso de Enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade
Federal do Maranhão, buscando entender seus determinantes históricos em
sua intencionalidade. Assim sendo, procurou-se resgatar as origens do ensino
de enfermagem, explicitando a matriz epistemológica engendrada pelas
transformações do regime de produção capitalista, apontando-se as
contradições, implicadas em uma concepção teórico-pedagógica como uma
dimensão da produção social da existência que surge e se desenvolve no
interior de um modo de produção determinado e, que, portanto, deve ser
colocada e analisada no movimento histórico e contraditório aflorado dos
antagonismos sociais. As análises conduzidas pelo Materialismo Histórico-
dialético e pela Pedagogia Histórico-Crítica apontam para a presença da
metodologia da problematização com o método ativo do arco de Maguerez
como concepção pedagógica a fundamentar o Projeto Pedagógico do curso de
Enfermagem do Centro de Pinheiro/UFMA, circunscrita na tendência das
pedagogias e metodologias hegemônicas, emergentes no final do século, em
oposição ao ensino tradicional e portadoras do modismo da inovação,
revigorando o lema escolanovista do aprender a aprender, cujo núcleo
fundamental resume uma concepção de ensino centrada nas experiências do
estudante, o professor como facilitador de um conhecimento, construído pelo
próprio estudante a partir de ações de comando, caracterizando uma formação
adaptativa a partir da produção de competências e habilidades que possibilitem
ao estudante exercitar-se em meio às situações e problemas complexos
demandados pelo sistema produtivo capitalista. Assim, na abordagem dessa
concepção pedagógica, o papel do professor é secundarizado, seus
conhecimentos não são levados em consideração, pois o importante é
desenvolver competências e habilidades de facilitadores da construção do
conhecimento, em que os conhecimentos científicos não diretamente ligados
ao contexto da prática profissional são também secundarizados. Nessa
direção, esta tese constitui-se em um esforço para demonstrar abordagens
mais críticas de análise das matrizes epistemológicas que estão na base da
metodologia da problematização com o arco, configurando um sincretismo
pedagógico na orientação dos processos formativos dos enfermeiros.
Apresenta-se uma perspectiva crítica, no intento de combater esses vazios no
modo de produção da realidade, tanto na formação de professores enfermeiros
quanto na formação dos enfermeiros. Defende-se uma concepção teórico-
pedagógica para o ensino de enfermagem que vá além de uma formação de
disposições adaptativas nos indivíduos, mas que, ao contrário disso, produza
nos alunos de enfermagem, em sua singularidade, a humanidade produzida
histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens, com a possibilidade de
combinar competência técnica e compromisso político, bem como a defesa de
formação de professores enfermeiros nessa perspectiva.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 019.854.183-04 - MARIA ALICE MELO
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA FELIX ROSAR - UFMA
Externo à Instituição - REGINA MARIA DOS SANTOS - UFAL