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Banca de DEFESA: LUIS FERNANDO BOGEA PEREIRA

2025-05-06 14:58:59.356

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS FERNANDO BOGEA PEREIRA
DATA: 29/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DA PROEN (CEB VELHO)
TÍTULO: Concepção pedagógica do curso de enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão: uma análise
PALAVRAS-CHAVES: prática pedagógica; ensino superior; enfermagem; concepção pedagógica; currículo.
PÁGINAS: 224
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo se propõe a analisar a concepção pedagógica do curso de graduação em Enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de um estudo exploratório, ancorado no referencial teórico- metodológico do Materialismo Histórico-dialético e da Pedagogia Histórico- crítica. Seu objetivo consistiu em analisar a concepção teórico-pedagógica subjacente ao curso de Enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão, buscando entender seus determinantes históricos em sua intencionalidade. Assim sendo, procurou-se resgatar as origens do ensino de enfermagem, explicitando a matriz epistemológica engendrada pelas transformações do regime de produção capitalista, apontando-se as contradições, implicadas em uma concepção teórico-pedagógica como uma dimensão da produção social da existência que surge e se desenvolve no interior de um modo de produção determinado e, que, portanto, deve ser colocada e analisada no movimento histórico e contraditório aflorado dos antagonismos sociais. As análises conduzidas pelo Materialismo Histórico- dialético e pela Pedagogia Histórico-Crítica apontam para a presença da metodologia da problematização com o método ativo do arco de Maguerez como concepção pedagógica a fundamentar o Projeto Pedagógico do curso de Enfermagem do Centro de Pinheiro/UFMA, circunscrita na tendência das pedagogias e metodologias hegemônicas, emergentes no final do século, em oposição ao ensino tradicional e portadoras do modismo da inovação, revigorando o lema escolanovista do aprender a aprender, cujo núcleo fundamental resume uma concepção de ensino centrada nas experiências do estudante, o professor como facilitador de um conhecimento, construído pelo próprio estudante a partir de ações de comando, caracterizando uma formação adaptativa a partir da produção de competências e habilidades que possibilitem ao estudante exercitar-se em meio às situações e problemas complexos demandados pelo sistema produtivo capitalista. Assim, na abordagem dessa concepção pedagógica, o papel do professor é secundarizado, seus conhecimentos não são levados em consideração, pois o importante é desenvolver competências e habilidades de facilitadores da construção do conhecimento, em que os conhecimentos científicos não diretamente ligados ao contexto da prática profissional são também secundarizados. Nessa direção, esta tese constitui-se em um esforço para demonstrar abordagens mais críticas de análise das matrizes epistemológicas que estão na base da metodologia da problematização com o arco, configurando um “sincretismo pedagógico” na orientação dos processos formativos dos enfermeiros. Apresenta-se uma perspectiva crítica, no intento de combater esses vazios no modo de produção da realidade, tanto na formação de professores enfermeiros quanto na formação dos enfermeiros. Defende-se uma concepção teórico- pedagógica para o ensino de enfermagem que vá além de uma formação de disposições adaptativas nos indivíduos, mas que, ao contrário disso, produza nos alunos de enfermagem, em sua singularidade, a humanidade produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens, com a possibilidade de combinar competência técnica e compromisso político, bem como a defesa de formação de professores enfermeiros nessa perspectiva.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 019.854.183-04 - MARIA ALICE MELO
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA FELIX ROSAR - UFMA
Externo à Instituição - REGINA MARIA DOS SANTOS - UFAL

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