Banca de DEFESA: ROSELY COSTA SOUSA NUNES
2025-11-03 09:50:00.539
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSELY COSTA SOUSA NUNES
DATA: 05/11/2025
HORA: 15:00
TÍTULO: ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: diversos olhares dos profissionais da equipe multidisciplinar escolar.
PALAVRAS-CHAVES: Educação especial. Inclusão. Atuação profissional. Coordenador pedagógico. Equipe multidisciplinar escolar.
PÁGINAS: 186
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A atuação do coordenador pedagógico no contexto educação inclusiva contribui com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, ao coordenar o trabalho da equipe multidisciplinar escolar e garantir que as suas necessidades educacionais sejam atendidas em articulação com a referida equipe, tornando-se peça fundamental. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a atuação do coordenador pedagógico no contexto da educação inclusiva pelos olhares dos profissionais da equipe multidisciplinar escolar. Tratou-se de pesquisas exploratória, descritiva e de campo, de abordagem qualitativa, realizada em 8 escolas públicas de ensino médio da região metropolitana de São Luís. Os participantes foram 20 coordenadores pedagógicos e 18 profissionais da equipe multidisciplinar escolar selecionados, conforme os critérios de inclusão e exclusão. Na coleta de dados, empregaram-se entrevistas semiestruturadas com os participantes in loco. Os dados foram organizados, categorizados e sistematizados, por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que tanto os coordenadores pedagógicos quanto os profissionais da equipe multidisciplinar escolar destacaram a atuação do coordenador pedagógico como uma figura central, de liderança na implementação e efetivação da educação no contexto inclusivo na escola. Os participantes evidenciaram a atuação do coordenador pedagógico no incentivo e na disseminação de práticas pedagógicas inclusivas entre os profissionais, buscando a adaptação curricular e a diversificação das estratégias de ensino para atender os alunos com deficiência. A pesquisa revelou que o coordenador pedagógico participa ativamente da identificação, planejamento e monitoramento do atendimento aos alunos com deficiência, em colaboração com a equipe multidisciplinar escolar, a fim de garantir que as necessidades específicas de cada aluno sejam atendidas, sendo fundamental para o sucesso da inclusão escolar. No entanto, a investigação apontou, também, desafios significativos como a sobrecarga de funções atribuídas ao trabalho do coordenador pedagógico, a necessidade de formação continuada específica para todos os envolvidos no processo educacional inclusivo, a efetividade da atuação do coordenador pedagógico relacionada à colaboração e ao reconhecimento da importância das contribuições de cada membro da equipe multidisciplinar escolar, os desencontros para o planejamento pedagógico, além da ausência de suportes e de profissionais específicos para o atendimento das necessidades das demandas educativas da escola. Conclui-se que para a construção de uma escola mais inclusiva e acolhedora por meio da atuação do coordenador pedagógico em trabalho conjunto com os profissionais da equipe multidisciplinar escolar é fundamental para a adoção de novas estratégias de ensino-aprendizagem, aliada às propostas pedagógicas inclusivas e práticas inovadoras dentro e fora da sala de aula, culminando no desenvolvimento integral de cada aluno.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI
Externo à Instituição - IVONE DAS DORES DE JESUS - UEMA