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Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCIA SANTANA SILVA PADILHA

2020-12-09 15:05:01.928

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAUCIA SANTANA SILVA PADILHA
DATA: 10/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O AFROPIONEIRISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SÃO LUIS DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Afropioneirismo. Educação Superior. Raça. Relações de gênero.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Este texto tem o objetivo de investigar a participação de mulheres negras professoras na educação superior de São Luís, no interstício de 1918 até 2005, quando foram elaborados estudos com esta abordagem. Inicialmente a análise incidiu sobre a trajetória educacional das mulheres negras, apresentando especificidades não apenas as condicionadas à herança historicamente recebida dos seus ancestrais, embora tenha se mantido e se reproduzido vertiginosamente na sociedade maranhense, atingindo uma grande parcela da população. Posteriormente, buscou-se o reconhecimento da presença de mulheres negras na educação superior, nas primeiras décadas do século XX, utilizando-se as informações nas fontes escritas. A análise foi feita com base em categorias desenvolvidas por estudiosos como: Motta (2003), Oyêwùmí (2004), Asante (2009), Davis (2016), Ribeiro (2018), articulando-se com as questões históricas e o todo social, a partir de Chartier (1989, 1992, 2002) e de Burke (2005). Para pensar a educação superior, dialogou-se com autores como: Meireles (1994), Carneiro (2015), Costa (2017). Desse modo, as categorias principais foram as relações de gênero, raça e ensino superior. A metodologia partiu do levantamento bibliográfico e documental, com o aporte teórico sobre as mulheres negras e com a objetividade metodológica sustentada pela História Cultural. A análise da presença de professoras negras no ensino superior do Maranhão, nas primeiras décadas do século XX, revelou a escassez de registros sobre a história educacional das mulheres negras e de seu afropioneirismo. Posto que utilizaram a educação como arma de enfrentamento ao preconceito, discriminação racial e de gênero, alcançando o espaço da educação superior como docentes. Portanto, este estudo propõe ampliar os olhares sobre a professora negra, acrescentando ao debate educacional, informações acerca dessa pessoa invisibilizada
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Presidente - 001.370.063-49 - DIOMAR DAS GRACAS MOTTA - UFMA
Externo ao Programa - 1704851 - VALDENICE DE ARAUJO PRAZERES
Externo à Instituição - VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA - UEMA

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