Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE COSTA MIRANDA ARAÚJO

DISCENTE: SIMONE COSTA MIRANDA ARAÚJO
DATA: 09/03/2021
LOCAL: Google meet
TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: investigando o Programa "Sim, eu Posso!" no município de Newton Bello - MA
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização de Jovens e Adultos;Direito a Alfabetização; Resultado de Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que se apropria de dados quantitativos, que tem por objetivo investigar os resultados da alfabetização dos egressos da Jornada "Sim, eu Posso!”, no Município de Newton Bello-MA, de acordo com perspectiva dos Alfabetizadores e Coordenadores. A Jornada de Alfabetização “Sim, eu Posso!” é uma das ações do Plano Mais IDH, política do atual governo do Estado do Maranhão, que atua nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Estado, com o finalidade de promover a alfabetização, a elevação do emprego e renda e o acesso ao mundo digital, para Jovens e Adultos. Nossa pesquisa tem como campo empírico um dos oito municípios em que a Jornada foi desenvolvida na primeira fase ( 2016 / 2017). O trabalho é fundamentado a luz do pensamento de Freire (1997/2009), Soares (2008), Ferreiro (2011), Silva (1996), Boschetti (2009), Netto (2009), Brandão (2006), Gondim (2011), Franco (2006/2012 ). Recorremos também às Leis, Decretos, Resoluções e Pareceres, Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, Documentos como o Plano de Ação Mais IDH do Maranhão, Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE 2013-2023), além de dados do Censo Escolar, para citar apenas alguns. Intencionamos trabalhar com vinte quatro (24) sujeitos, sendo, vinte (20) Alfabetizadores e quatro (04) Coordenadores de turmas, utilizando como instrumental de pesquisa por meio da estratégia metodologia online, a entrevista semiestruturada com questões aberta. Por trata-se de uma pesquisa em fase de andamento, ainda não temos resultados conclusivos.
Presidente - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Externo à Instituição - ELIANE MARIA PINTO PEDROSA - IFMA