DEFESA DE DISSERTAÇÃO: WELLINE DAYANE REIS RIBEIRO

2021-06-15 18:02:10.761

COMISSÃO DE JULGAMENTO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO:

DISCENTE: WELLINE DAYANE REIS RIBEIRO
DATA: 29/06/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A RECONFIGURAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO A PARTIR DOS ANOS 90: um estudo sobre o processo de expansão/interiorização na Universidade Federal do Maranhão via Reuni
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Expansão. Interiorização. Reuni
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa trata da reconfiguração do ensino superior a partir dos anos 90, considerando o processo de expansão ocorrido na Universidade Federal do Maranhão pela via do Reuni (2007-2012). Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral analisar o processo de expansão/interiorização da Universidade Federal do Maranhão a partir da implementação do Reuni. E como objetivos específicos: identificar os aspectos históricos do ensino superior no Brasil entre as décadas de 30 e 80; analisar as políticas e os programas decorrentes do processo de expansão do ensino superior brasileiro nos governos de FHC e Lula; analisar as ações implementadas pelo Reuni na Ufma, considerando seus desdobramentos para a educação superior nos campi do continente. A pesquisa se configura como qualitativa e documental, buscando responder aos objetivos propostos por meio da análise de documentos elaborados e difundidos pelo Ministério da Educação (MEC), Secretaria do Ensino Superior (SESu), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Universidade Federal do Maranhão, dentre outros relacionados ao objeto. Utilizou-se ainda como base teórica escritos de autores como Chauí (2001); Santos (2005); Bresser Pereira (1991); Dutra (2017); Sousa e Coimbra (2015; 2017), dentre outros. O percurso metodológico utilizado se configurou numa perspectiva crítica da realidade, tendo em vista dois conceitos fundamentais abordados por Chagas (2011): investigação e exposição. O primeiro podendo ser caracterizado como a pesquisa em si e o segundo a apresentação dos resultados. A partir da realização da pesquisa, constatou-se que o processo de expansão/interiorização da Ufma via Reuni foi marcado pela intensificação das ações e políticas neoliberais, cujos interesses se sobrepuseram aos direitos conquistados pelos sindicatos e comunidade acadêmica em favor da educação superior pública, gratuita e de qualidade. Neste sentido, apesar do Programa se constituir uma política de acesso e permanência de estudantes nas universidades brasileiras, tendo alcançado números significativos de vagas e matrículas a partir da abertura de novos cursos, no cenário maranhense os investimentos com infraestrutura e recursos humanos não acompanharam o crescimento quantitativo atingido, o que gerou obstáculos para a permanência de muitos estudantes nos cursos. Verificou-se ainda que a carência de infraestrutura e recursos humanos nos campi do interior do estado, comprometeu a indissociabilidade do tripé ensino-pesquisa-extensão, tendo contribuído também para a precarização dos próprios campi, bem como do trabalho docente e da formação acadêmica dos estudantes.
Presidente - 2412849 - ANTONIO PAULINO DE SOUSA
Interno - 2153937 - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA