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Banca de DEFESA: WELAINE SALES DE BARROS

2021-11-30 22:59:15.509

Banca de DEFESA de MESTRADO 
DISCENTE: WELAINE SALES DE BARROS
DATA: 09/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ATENDIMENTOS EM INTERVENÇÃO PRECOCE PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: dificuldades e desafios
PALAVRAS-CHAVES: Educação Inclusiva. Intervenção precoce. Transtorno do espectro autista
PÁGINAS: 233
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A intervenção precoce (IP) refere-se a um conjunto de atividades, desenvolvidas por equipe multiprofissional, direcionadas às crianças e suas famílias para prevenir, detectar e apresentar uma resposta imediata, de forma planejada, sistemática, dinâmica e integral às necessidades transitórias ou permanentes da criança, na faixa etária de zero a seis anos de idade, sendo fundamental no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para elevar as oportunidades de desenvolvimento de crianças com esse diagnóstico, cujos ganhos no funcionamento cognitivo e adaptativo infantil são mais evidentes durante a fase de grande plasticidade cortical, como a 1ª infância. Assim, considerando que as crianças com TEA precisam, essencialmente, de um atendimento individualizado em conformidade com suas características e nível de apoio exigido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como são realizados os atendimentos em IP pelos fonoaudiólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e professores de Educação Física no Centro de Educação Especial Padre João Mohana com crianças diagnosticadas com TEA. Adotou-se a pesquisa quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso e documental, apoiada no método fenomenológico. Os participantes desta pesquisa foram 05 (cinco) profissionais, sendo 02 professores/as de educação física, 02 fonoaudiólogos/as e 01 terapeuta ocupacional, que integram a equipe multiprofissional do referido Centro. As idades dos participantes variaram entre 44 e 56 anos, composto majoritariamente por 80% de profissionais do sexo feminino, com tempo de atuação no serviço de intervenção precoce entre 2 e 19 anos. Utilizaram-se documento escrito oficial do local pesquisado, destacando-se o Projeto Político Pedagógico e entrevistas semiestruturadas. A interpretação dos dados foi realizada por meio do método fenomenológico de investigação, bem como análises ideográfica e nomotética. Os resultados mostraram que os atendimentos têm início com o processo de avaliação, sendo realizados majoritariamente dentro de salas de atendimento, de forma individualizada, por meio da interação profissional-criança, seguindo uma certa estruturação. Demonstrou, também, que apesar do projeto político pedagógico prever a possibilidade de os atendimentos serem realizados em grupo, todos os profissionais optam por realizar as intervenções de forma individualizada. Ressalta-se que os resultados permitiram conhecer as experiências individuais e coletivas dos participantes e, principalmente, compreender o funcionamento do serviço de intervenção precoce ofertado pelo Centro de Educação Especial Padre João Mohana. Outrossim, compreendeu-se que as principais dificuldades e desafios dos profissionais na atuação com crianças com TEA em serviço de IP estão relacionadas, para além das dificuldades com infraestrutura e recursos materiais, à necessidade de qualificação, da promoção de formação continuada que atenda às demandas de cada profissional, do conjunto de profissionais enquanto equipe multiprofissional e as especificidades de um serviço de IP voltado para crianças com TEA.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI
Externo ao Programa - 2411766 - ANA EUGENIA RIBEIRO DE ARAUJO FURTADO ALMEIDA

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